PROGRAMA PALMA: DISPOSITIVOS MÓVEIS E APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Aplicativo, Alfabetização

Resumo

Aparatos de comunicação e tecnologias sempre estiveram presentes no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, com o desenvolvimento mais intenso, nas últimas décadas, das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, essa relação vem ganhando novos recursos e possibilidades. Surge a internet, a evolução das máquinas computacionais e, recentemente, a explosão dos dispositivos móveis. Nesse sentido, ferramentas digitais como: celulares, smartphones e tablets tem sido utilizado e recomendado para apoio e complemento do processo de ensino-aprendizagem. Para verificar cientificamente esse fato foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com o Programa Palma, que utiliza aplicativos para dispositivos móveis para auxiliar na alfabetização na língua materna. Os dados apontam que dispositivo disseminado, móvel, portátil e acessível e um aplicativo com uma interface amigável pode ser vantajoso para o contexto educacional.

 

PALAVRAS-CHAVE: Dispositivos móveis; Aplicativo; Alfabetização.

 

 

ABSTRACT

Communication devices and technologies have always been present in the teaching-learning process. However, with the more intense development of Information and Communication Technologies in recent decades, this relationship has been gaining new resources and possibilities. The rise of the internet, the evolution of computer machines and, recently, the explosion of mobile devices. In this sense, digital tools such as: cell phones, smartphones and tablets have been used and recommended to support and complement the teaching-learning process. In order to scientifically verify this fact, a qualitative exploratory type research was carried out with the Palma Program, which uses mobile applications to assist in literacy in the mother tongue. The data points out that disseminated, mobile, portable and accessible device and an application with a friendly interface can be advantageous for the educational context.

 

KEYWORDS: Mobile devices; App; Literacy.

 

 

RESUMEN

Aparatos de comunicación y tecnologías siempre han estado presentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Sin embargo, con el desarrollo más intenso, en las últimas décadas, de las Tecnologías de Información y Comunicación - TIC, esa relación viene ganando nuevos recursos y posibilidades. Surge la Internet, la evolución de las máquinas informáticas y, recientemente, la explosión de los dispositivos móviles. En este sentido, herramientas digitales como: celulares, smartphones y tablets han sido utilizados y recomendados para apoyo y complemento del proceso de enseñanza-aprendizaje. Para comprobar científicamente este hecho se realizó una investigación de naturaleza cualitativa, del tipo exploratorio, con el Programa Palma, que utiliza aplicaciones para dispositivos móviles para auxiliar en la alfabetización en la lengua materna. Los datos apuntan que un dispositivo diseminado, móvil, portátil y accesible y una aplicación con una interfaz amigable puede ser ventajosa para el contexto educativo.

 

PALABRAS CLAVE: Dispositivos móviles; Aplicación; Alfabetización.

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Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade Federal de Mato Grosso

Bolsista de Pós-Doutorado Júnior CNPq, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea  e Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão  ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: fonsecaanagraciela@gmail.com.

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Como Citar

Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, A. G. (2018). PROGRAMA PALMA: DISPOSITIVOS MÓVEIS E APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA ALFABETIZAÇÃO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(1), 250–274. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4507

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