“DE QUEM...É...O PRÓXIMO...EX?” – COMUNICAÇÃO, IMAGEM E PERFORMANCE NO REALITY SHOW DE FÉRIAS COM O EX BRASIL

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará
  • Erick Matheus Nery Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p146

Resumo

O De Férias Com o Ex Brasil é um reality show que focaliza relacionamentos amorosos. Líder de audiência entre o público jovem brasileiro, o programa apresenta estereótipos de beleza e comportamentos, trabalhando com as performances sociais dos participantes. O presente artigo discute a forma como o reality show, um programa de simulação da realidade, constrói padrões de beleza e de comportamento, problematizando tal estratégia. Como percurso metodológico, foram analisados a estrutura narrativa dos episódios da segunda temporada da atração e o processo de seleção dos participantes. A pesquisa está centrada nos estudos acerca da imagem, performance e comunicação, onde foi possível verificar como a construção de estereótipos sociais passa pelo discurso midiático.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estereótipo; Performance; Corpo e Comunicação; Reality Show; De Férias Com o Ex Brasil..

 

 

ABSTRACT

The Ex On The Beach Brazil is a reality show that focuses on loving relationships. Audience leader among the young Brazilian public, the program present’s stereotypes of beauty and behaviors, working with the social performances of the participants. This article discusses how the reality show, a reality simulation program, constructs patterns of beauty and behavior, problematizing such a strategy. As a methodological course, the narrative structure of the episodes of the second season of attraction and the selection process of the participants were analyzed. The research is centered on studies about image, performance and communication, where it was possible to verify how the construction of social stereotypes goes through the media discourse.

 

KEYWORDS: Stereotype; Performance; Body and Communication; Reality Show; Ex On The Beach Brazil.

 

 

RESUMEN

El reality show La Venganza de Los Ex Brasil es un formato que se centra en las relaciones amorosas. Líder de audiencia entre el público joven brasileño, el programa presenta estereotipos de belleza y comportamientos, trabajando con las performances sociales de los participantes. El presente artículo discute la forma en que el reality show, un programa de simulación de la realidad, construye estándares de belleza y de comportamiento, problematizando tal estrategia. Como recorrido metodológico, se analizaron la estructura narrativa de los episodios de la segunda temporada de la atracción y el proceso de selección de los participantes. La investigación se centra en los estudios sobre la imagen, la performance y la comunicación, donde fue posible verificar cómo la construcción de estereotipos sociales pasa por el discurso mediático.

 

PALABRAS CLAVE: Estereotipo; Performance; Cuerpo y Comunicación; Reality Show; La Venganza de Los Ex Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA). E-mail: manuelacvieira@gmail.com.

Erick Matheus Nery, Universidade Federal do Pará

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia) e bolsista PIBIC/CNPq no Projeto de Pesquisa “Comunicação, Consumo e Entretenimento: relações de sociabilidade, identidade e interação entre marcas e sujeitos”. E-mail: erickmatheusnery@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Como Citar

Vieira, M. do C., & Nery, E. M. (2019). “DE QUEM.É.O PRÓXIMO.EX?” – COMUNICAÇÃO, IMAGEM E PERFORMANCE NO REALITY SHOW DE FÉRIAS COM O EX BRASIL. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(1), 146–163. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p146

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático