MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: COMO O DISCURSO RELIGIOSO CONTRA A HOMOSSEXUALIDADE É PROPAGADO NO FACEBOOK

Autores

  • Vângela Maria Isidoro de Morais Universidade Federal de Roraima
  • Josué Ferreira Gomes Universidade Federal de Roraima - UFRR

Palavras-chave:

Mídia, Religião, Homossexualidade, Recepção, Facebook

Resumo

Este artigo busca mostrar como os campos da Religião e Gênero se tencionam dentro da mídia, especialmente na rede social, a partir da veiculação de uma cena de sexo gay da telenovela “Liberdade, Liberdade”. Os Estudos Culturais e da recepção, pautados em Jesús Martín-Barbero e outros teóricos da América Latina e Brasil, norteiam os resultados apresentados. Partimos do princípio da convergência e como ele afeta os campos sociais. Discutimos como a novela é um produto bastante consumido pela sociedade, como se torna notícia para um portal de comunicação e, por fim, estendendo-se ao Facebook. Mostramos a construção socioreligiosa, como ela interfere na decisão do receptor, bem como o induz a propagar discursos discriminatórios e preconceituosos, ferindo a própria essência da religião.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídia; Religião; Homossexualidade; Recepção; Facebook.

ABSTRACT

This article seeks to show how the fields of Religion and Gender are intended within the Media, especially in the social network, from the placement of a gay scene from the telenovela “Liberdade, Liberdade” ("Freedom, Freedom"). Cultural and reception studies, based on Jesús Martín-Barbero and other Latin American and Brazilian theorists, guide the results presented. We start from the Convergence principle and how it affects others social fields. We discussed how the novel is a product very consumed by society, as it becomes news for a communication portal and, finally, extending to Facebook. We show the socioreligious construction, how it interferes in the receiver's decision, as well as induces it to propagate discriminatory and prejudiced discourses, hurting the very essence of religion.

 

 

KEYWORDS: Media; Religion; Homosexuality; Reception; Facebook.

 

 

RESUMEN

Este estudio intenta mostrar como los campos sociales de la Religión e Género entran en conflicto dentro de la media, especialmente en la red social, a partir de una escena de sexo gay de la telenovela “Liberdade, Liberdade”. Los Estudios Culturales y de la recepción de Jesús Martín-Barbero y otros teóricos de Latinoamérica y Brasil, nortean los resultados presentados. Empezamos la discusión hablando acerca de la convergencia y como afecta los demás campos sociales. Discutimos acerca de la telenovela como producto bastante consumido por la sociedad brasileña, como ella se torna noticia al portal de comunicación e, llega a las redes sociales. Mostramos la construcción socioreligiosa, como ella interfiere en la decisión del receptor, así como lo conduce a propagar discursos discriminatorios y prejuiciosos, rompiendo con la esencia de la religión.

  

PALABRAS CLAVE: Media; Religión; Homosexualidad; Recepción; Facebook.

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Biografia do Autor

Vângela Maria Isidoro de Morais, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2013), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1993). Professora de jornalismo na Universidade Federal de Roraima. E-mail:  vangela.morais@ufrr.br.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Morais, V. M. I. de, & Ferreira Gomes, J. (2017). MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: COMO O DISCURSO RELIGIOSO CONTRA A HOMOSSEXUALIDADE É PROPAGADO NO FACEBOOK. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 185–203. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3944