THE LAST REMAINING LIGHT: O SUICÍDIO DE CHRIS CORNELL ATRAVÉS DA ÓPTICA DO FAIT DIVERS

Autores

  • Fábio Souza da Cruz Universidade Federal de Pelotas
  • Arthur Freire Simões Pires Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Rock, Suicídio, Fait Divers

Resumo

Considerando a importância global que a pauta “suicídio” tem não só na mídia, mas na sociedade, buscamos no conceito de fait divers (BARTHES, 1964) mecanismos para analisar reportagens sobre o autocídio do cantor Chris Cornell, um dos ícones do movimento grunge de Seattle (EUA). A partir de uma abordagem com viés barthesiano, investigamos um corpus analítico composto por duas matérias produzidas por dois veículos norte-americanos, a saber: a agência de notícias Associated Press e o jornal The New York Times. Como principais resultados, percebemos uma exacerbação no que se refere ao uso dos casos do dia, ao mesmo tempo em que informações relevantes seriam omitidas, o que acusa uma falta com o compromisso jornalístico de informar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Rock; Suicídio; Fait Divers.

 

 

 

ABSTRACT

Considering the global importance that the theme “suicide” has not only in the media, but in society, we sought in the concept of the fait divers (BARTHES, 1964) mechanisms to analyze reports of the autocide of singer Chris Cornell, one of the icons of the grunge movement, from Seattle (USA). Starting from barthesian bias approach, we investigated an analytical corpus composed by two reports made by two north american vehicles, as follows: the news agency Associated Press and the newspaper The New York Times. Analyzing the results, it becomes noticeable that there is an exacerbation regarding the use (uso dos casos do dia), as well as relevant information being hidden, which suggests a lack of journalistic duty to inform.

 

KEYWORDS: Rock; Suicide; Fait Divers.

 

 

 

RESUMEN

Considerando la importancia global que la pauta "suicidio" tiene - no sólo en los medios, sino en la sociedade, buscamos en el concepto de fait divers (BARTHES, 1964) mecanismos para analizar reportajes sobre el autocidio del cantante Chris Cornell, uno de los iconos del movimiento grunge de Seattle (EUA). A partir de un enfoque crítico, histórico y dialéctico, investigamos un corpus analítico compuesto por dos materiales producidos por dos vehículos norteamericanos, a saber: la agencia de noticias Associated Press y el diario The New York Times. Como principales resultados, percibimos una exacerbación en lo que se refiere al uso del fait divers, al mismo tiempo en que informaciones relevantes serían omitidas, lo que acusa una falta con el compromiso periodístico de informar.

 

PALABRAS-CLAVE: Rock; Suicidio; Fait Divers.

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Biografia do Autor

Fábio Souza da Cruz, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Universidade Pablo de Olavide – UPO, Sevilha, Espanha). Doutor em Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). E-mail: fabiosouzadacruz@gmail.com. 

Arthur Freire Simões Pires, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do terceiro semestre do curso de graduação em Jornalismo da UFPel. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto de pesquisa: Cultura da Mídia, Rock e Recepção. E-mail: grohsarthur@gmail.com. 

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

da Cruz, F. S., & Simões Pires, A. F. (2017). THE LAST REMAINING LIGHT: O SUICÍDIO DE CHRIS CORNELL ATRAVÉS DA ÓPTICA DO FAIT DIVERS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 38–57. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3931