MÍDIA E MODERNIDADE EM MANAUS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Mídia, Modernidade, Manaus, Ciclo da Borracha, JornalismoResumo
A proposta deste texto é refletir o ingresso da mídia e da modernidade na cidade de Manaus no início do século XX. Isso será feito por meio de discussão bibliográfica relativa à construção da cidade e à multiplicação de mídias e estratégias de intercâmbio de ideias. Nesta proposta, a cidade é apresentada como um ambiente comunicativo, como lócus privilegiado de trânsito de discursos modernos e monumento que busca afirmar uma utopia. O texto se divide em duas partes: uma primeira para a introdução da cidade e a contextualização da pressa modernizadora; e uma segunda para inserir na cidade as mídias modernas cada vez mais diversificadas.
PALAVRAS-CHAVE: Mídia; Modernidade; Manaus; Ciclo da Borracha; Jornalismo.
ABSTRACT
The proposal of this text is to reflect the entrance of the media and the modernity in the city of Manaus at the beginning of 20th century. This will be done through a bibliographical discussion about the construction of the city and the multiplication of media and strategies for the exchange of ideas. In this proposal, the city is presented as a communicative environment, as a privileged locus of transit of modern discourses and a monument that seeks to affirm a utopia. The text is divided into two parts: a first for the introduction of the city and the contextualization of the modernizing hurry; and a second to insert in the city the modern media increasingly diversified.
KEYWORDS: Media; Modernity; Manaus; Rubber cycle; Journalism.
RESUMEN
La propuesta de este texto es reflejar el ingreso de los medios y de la modernidad en la ciudad de Manaos a principios del siglo XX. Esto se hará por medio de una discusión bibliográfica sobre la construcción de la ciudad y la multiplicación de medios y estrategias de intercambio de ideas. En esta propuesta, la ciudad es presentada como un ambiente comunicativo, como locus privilegiado de tránsito de discursos modernos y monumento que busca afirmar una utopía. El texto se divide en dos partes: una primera para la introducción de la ciudad y la contextualización de la prisa modernizadora; y una segunda para insertar en la ciudad los medios modernos cada vez más diversificados.
PALABRAS CLAVE: Medios; modernidad; manaus; ciclo del caucho; periodismo.
Downloads
Referências
DAOU, Ana Maria. A Cidade, o Teatro e o ‘paiz das seringueiras’. Práticas e representações da sociedade amazonense na passagem do século XIX-XX. Rio de Janeiro: rio Book´s, 2014.
HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HABERMAS, Jurgen. Transformação estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HARTLEY, John. Popular reality: Journalism, modernity, popular culture. Oxford: Oxford University Press, 1996.
LEAL, Victor Nunes Leal. Coronelismo, enxada e voto. 7a ed. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
MESQUISTA, Otoni. Manaus. História e arquitetura (1852-1910). Manaus: Valer, 2006.
MUNARO, Luís Francisco. O jornalismo português em Londres. Retrato de um tempo e de uma profissão. Rio de Janeiro: Publit, 2014.
MUNARO, Luís Francisco (org.). Rios de Palavras. A imprensa nas periferias da Amazônia. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.
PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte: Letramento e Periodismo no Amazonas (1880-1920). Manaus: EDUA, 2015.
RIBEIRO, Odenei Sousa. Tradição e modernidade no pensamento de Leandro Tocantins. Tese de doutorado apresentada na UFAM. Manaus, 2012.
SANTOS, Roberto. História econômica da Amazônia. 1800-1920. São Paulo: T.A. Queiroz, 1973.
SOUZA, Márcio. A expressão amazonense. Do colonialismo ao neocolonialismo. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978.
SOUZA, Márcio. “Amazônia e modernidade”. IN: Estudos Avançados. vol.16 no.45 São Paulo May/Aug. 2002. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142002000200003
SOUZA, Márcio. Silvino Santos. O Cineasta do ciclo da borracha. Manaus: Edua, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.