O OUTRO DO OUTRO: SERENA WILLIAMS E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NEGRA NA MÍDIA

Autores

  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Pará
  • Raissa Lennon Nascimento Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p87

Resumo

O artigo propõe uma análise da charge publicada no jornal australiano Herald Sun, no dia 10 de setembro de 2018, de autoria do cartunista Mark Knight, que ironiza a tenista Serena Williams após perder a final do campeonato Us Open. A reflexão compreende aspectos dos estudos de comunicação, gênero e questões raciais, afim de analisar a construção da imagem da mulher negra na mídia e a repercussão da charge na imprensa brasileira. Concluímos que a ilustração apresenta a atleta de maneira exagerada e grotesca, reforçando o esteriótipo da mulher negra como “raivosa” e “agressiva”. Deste modo, entendemos que a mídia reproduz um discurso dominantemente machista e racista (SODRÉ, 2015) e que a mulher negra é atravessada por uma dupla opressão e, por isso, do ponto de vista social, dificilmente é reconhecida como sujeito, já que representa o outro do branco e o outro do homem (KILOMBA, 2012; RIBEIRO, 2018).

 

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Mídia, Charge, Mulher Negra; Serena Williams.

 

 

ABSTRACT

The article proposes an analysis of the cartoon published in the Australian newspaper Herald Sun, on September 10, 2018, by the cartoonist Mark Knight, who mocks the tennis player Serena Williams after losing the final of the Us Open championship. The reflection includes aspects of communication studies, gender and racial issues, in order to analyze the construction of the image of black women in the media and the impact of the cartoon on the Brazilian press. We conclude that the illustration presents the athlete in an exaggerated and grotesque way, reinforcing the stereotype of the black woman as "angry" and "aggressive". In this way, we understand that the media reproduces a dominant sexist and racist discourse (SODRÉ, 2015) and that the black woman is crossed by a double oppression and, from the social point of view, is hardly recognized as a subject, since it represents the other of white and the other of man (KILOMBA, 2012; RIBEIRO, 2018). KEYWORDS: Communication; Media, Charge, Black Woman; Serena Williams.

 

 

RESUMEN

El artículo propone un análisis de la caricatura publicada en el periódico australiano Herald Sun, el 10 de septiembre de 2018, por el dibujante Mark Knight, que ironiza a la tenista Serena Williams tras perder la final del campeonato del US Open. La reflexión incluye aspectos de estudios de comunicación, género y temas raciales, para analizar la construcción de la imagen de la mujer negra en los medios de comunicación y la repercusión del cargo en la prensa brasileña. Concluimos que la ilustración presenta al atleta de manera exagerada y grotesca, reforzando el estereotipo de la mujer negra como "enojada" y "agresiva". Así, entendemos que los medios de comunicación reproducen un discurso predominantemente machista y racista (SODRÉ, 2015) y que la mujer negra está atravesada por una doble opresión y, por lo tanto, desde el punto de vista social, apenas es reconocida como sujeto, ya que representa al otro del blanco y al otro del hombre (KILOMBA, 2012; RIBEIRO, 2018). PALABRAS CLAVE: Comunicación; Medios de comunicación, Encargada, Mujer negra; Serena Williams.

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Biografia do Autor

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), e-mail: lmirandaeua@hotmail.com.   

Raissa Lennon Nascimento Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), e-mail: lennonraissa@gmail.com.  

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Publicado

2019-01-16

Como Citar

Costa, L. M., & Sousa, R. L. N. (2019). O OUTRO DO OUTRO: SERENA WILLIAMS E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NEGRA NA MÍDIA. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(1), 87–102. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p87

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático