MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ”: NUANCES DA MALANDRAGEM EM ROQUE SANTEIRO

Autores

  • Rondinele Aparecido Ribeiro Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p53

Palavras-chave:

Comunicação, literatura, audiovisual, telenovela

Resumo

Este trabalho tece considerações acerca da configuração do personagem protagonista da telenovela Roque Santeiro. Por meio da Literatura Comparada, o estudo estabelece um contraponto com a representação do personagem na peça O Berço do Herói, sobretudo pelas refrações sofridas pelo protagonista representado na telenovela com traços típicos da malandragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rondinele Aparecido Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- FCL/ASSIS).

Referências

ABDALA JUNIOR, Benjamin. Apresentação. In: ABDALA JUNIOR, Benjamin (Org.). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014. p. 11-14.

ALENCAR, Mauro. Mito e Realidade. In: GOMES, Dias. Roque Santeiro. Adaptação de Mauro Alencar. São Paulo: Globo, 2008 (Coleção Grandes Novelas).

BOTOSO, Altamir. A recriação do pícaro na literatura brasileira: o personagem malandro. In: BOTOSO, Altamir (Org.). Malandros ou neopícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira. São Paulo: Todas as Musas, 2017. p. 13- 27.

BRAIT, Beth. A Personagem. São Paulo: Contexto, 2017.

CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem: caracterização das Memórias de um Sargento de Milícias. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015. p. 17- 47.

COSTA, Iná Camargo. Dias Gomes – um dramaturgo nacional popular. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

COUTINHO, Eduardo de Faria. Literatura Comparada Hoje. In: ABDALA JUNIOR, Benjamin (Org.). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014. p. 17- 42.

GANCHO, Candida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

GOMES, Dias. O Berço do Herói. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2015.

GOMES, Dias. Roque Santeiro. (Telenovela em 166 capítulos – CEDOC/Rede Globo de Televisão). Rio de Janeiro: 1985.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e identidade na telenovela brasileira. In: Encontro anual da Compós, 23, 2014, Belém. Anais... Belém: 2014. p. 1-16.

LOPES, Maria Immacolatta Vassalo de Lopes. Para uma revisão das identidades coletivas em tempo de globalização. In: LOPES, Maria Immacolatta Vassalo de Lopes (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 121- 137.

MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.

RIBEIRO, Rondinele Aparecido. Um olhar sobre as relações entre literatura e teledramaturgia: a Literatura Comparada como um horizonte possível. Revista Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. 267-279, maio/ago. 2020.

ROSENFELD, Anatol. O Mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SCHMIDT, Rita Terezinha. Apresentação. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p. 09-13.

WALTY, Ivete. Percursos de Leitura. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 108- 123.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Aparecido Ribeiro, R. (2021). MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ”: NUANCES DA MALANDRAGEM EM ROQUE SANTEIRO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 5(1), 53–68. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p53

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático