MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ”: NUANCES DA MALANDRAGEM EM ROQUE SANTEIRO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p53Palavras-chave:
Comunicação, literatura, audiovisual, telenovelaResumo
Este trabalho tece considerações acerca da configuração do personagem protagonista da telenovela Roque Santeiro. Por meio da Literatura Comparada, o estudo estabelece um contraponto com a representação do personagem na peça O Berço do Herói, sobretudo pelas refrações sofridas pelo protagonista representado na telenovela com traços típicos da malandragem.
Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Apresentação. In: ABDALA JUNIOR, Benjamin (Org.). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014. p. 11-14.
ALENCAR, Mauro. Mito e Realidade. In: GOMES, Dias. Roque Santeiro. Adaptação de Mauro Alencar. São Paulo: Globo, 2008 (Coleção Grandes Novelas).
BOTOSO, Altamir. A recriação do pícaro na literatura brasileira: o personagem malandro. In: BOTOSO, Altamir (Org.). Malandros ou neopícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira. São Paulo: Todas as Musas, 2017. p. 13- 27.
BRAIT, Beth. A Personagem. São Paulo: Contexto, 2017.
CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem: caracterização das Memórias de um Sargento de Milícias. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015. p. 17- 47.
COSTA, Iná Camargo. Dias Gomes – um dramaturgo nacional popular. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
COUTINHO, Eduardo de Faria. Literatura Comparada Hoje. In: ABDALA JUNIOR, Benjamin (Org.). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2014. p. 17- 42.
GANCHO, Candida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
GOMES, Dias. O Berço do Herói. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2015.
GOMES, Dias. Roque Santeiro. (Telenovela em 166 capítulos – CEDOC/Rede Globo de Televisão). Rio de Janeiro: 1985.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Memória e identidade na telenovela brasileira. In: Encontro anual da Compós, 23, 2014, Belém. Anais... Belém: 2014. p. 1-16.
LOPES, Maria Immacolatta Vassalo de Lopes. Para uma revisão das identidades coletivas em tempo de globalização. In: LOPES, Maria Immacolatta Vassalo de Lopes (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 121- 137.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.
RIBEIRO, Rondinele Aparecido. Um olhar sobre as relações entre literatura e teledramaturgia: a Literatura Comparada como um horizonte possível. Revista Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. 267-279, maio/ago. 2020.
ROSENFELD, Anatol. O Mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Apresentação. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p. 09-13.
WALTY, Ivete. Percursos de Leitura. In: Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 108- 123.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.