ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TELEJORNALISMO: a produção audiovisual de não-ficção da realizadora Simone Norberto
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p71Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos documentários Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição Trans-Jeri (2002) e Bizarrus (2010), todos da realizadora Simone Norberto, de Rondônia. Adota a análise fílmica como método. Discute as condições de realização desses filmes, as escolhas estéticas da realizadora e os assuntos priorizados pelas narrativas. Conclui-se que a produção audiovisual de não-ficção da realizadora Simone Norberto se situa na interseção entre os campos do documentário e do telejornalismo, tendo em vista suas características estéticas, como também a estrutura institucional que tornou possível a realização de seus filmes.
PALAVRAS-CHAVE: Cineasta rondoniense; Documentário; Telejornalismo; Rondônia.
ABSTRACT
This paper analyzes the documentaries Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição (2002), and Bizarrus (2010), all produced by Simone Norberto, filmmaker from Rondônia. By adopting the method of filmic analysis, this study discusses the conditions of production, the aesthetic choices by Norberto and the main topics addressed in these narratives. The aesthetic elements and the institutional structure that made Norberto's non-fiction audiovisual production possible lead us to the conclusion that her work can be situated in the intersection of documentary and television news.
KEYWORDS: Filmmaker from Rondônia; Documentary; Broadcast journalism; Rondônia.
RESUMEN
Este artículo presenta un análisis de los documentales Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição Trans-Jeri (2002) e Bizarrus (2010), todos de la realizadora Simone Norberto, de Rondonia. Adopta el análisis fílmico como método. Discute las condiciones de realización de las películas, las opciones estéticas de la realizadora y los asuntos prioritarios de las narrativas. Se concluye que la producción audiovisual de no ficción de la realizadora Simone Norberto se sitúa en la intersección entre los campos del documental y del telediario, teniendo en vista sus características estéticas, así como también la estructura institucional que ha hecho posible la realización de sus películas.
PALABRAS CLAVE: Cineasta rondoniense; Documental; Telediario; Rondonia.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. 4ª ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 6ª ed. Trad. Mônica Saddy Martins. Campinas, SP: Papirus, 2016.
NORBERTO, Simone. Depoimento. [13 de junho, 2017]. Porto Velho. Entrevista concedida a Juliano José de Araújo.
NORBERTO, Simone. “Os mitos ribeirinhos nas narrativas orais da Comunidade de Nazaré/Rondônia”. In: Anais Eletrônicos do XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. 19 a 23 de setembro de 2016. Rio de Janeiro. Disponível em http://www.abralic.org.br/anais/?ano=2016
PENAFRIA, Manuela. “Análise de filmes: conceitos e metodologias”. In: VI Congresso SOPCOM. Abril de 2009.
SOUSA, Gustavo. “Fronteiras (in)definidas: aproximações e divergências entre documentário e jornalismo”. In: Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, Covilhã (Portugal), número 06, agosto 2009.
TJRO. Bizarrus: última apresentação do ano emociona mais uma vez. Disponível em:<https://www.tjro.jus.br/noticia/faces/jsp/noticiasview.jsp;jsessionid=ac13022130d705645135ff454b66ad29a2da0d41b661.e3irb3etc310ah4nby0?cddocumento=16062&tpmateria=2>. Acesso em 15 de maio de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.