ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TELEJORNALISMO: a produção audiovisual de não-ficção da realizadora Simone Norberto

Autores

  • Juliano José de Araújo Universidade Federal de Rondônia
  • Ingridy Carolliny Baldez dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p71

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos documentários Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição Trans-Jeri (2002) e Bizarrus (2010), todos da realizadora Simone Norberto, de Rondônia. Adota a análise fílmica como método. Discute as condições de realização desses filmes, as escolhas estéticas da realizadora e os assuntos priorizados pelas narrativas. Conclui-se que a produção audiovisual de não-ficção da realizadora Simone Norberto se situa na interseção entre os campos do documentário e do telejornalismo, tendo em vista suas características estéticas, como também a estrutura institucional que tornou possível a realização de seus filmes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cineasta rondoniense; Documentário; Telejornalismo; Rondônia.

 

 

ABSTRACT

This paper analyzes the documentaries Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição (2002), and Bizarrus (2010), all produced by Simone Norberto, filmmaker from Rondônia. By adopting the method of filmic analysis, this study discusses the conditions of production, the aesthetic choices by Norberto and the main topics addressed in these narratives. The aesthetic elements and the institutional structure that made Norberto's non-fiction audiovisual production possible lead us to the conclusion that her work can be situated in the intersection of documentary and television news.

 

KEYWORDS: Filmmaker from Rondônia; Documentary; Broadcast journalism; Rondônia.

 

 

RESUMEN

Este artículo presenta un análisis de los documentales Forte Príncipe da Beira (1999), Expedição Trans-Jeri (2002) e Bizarrus (2010), todos de la realizadora Simone Norberto, de Rondonia. Adopta el análisis fílmico como método. Discute las condiciones de realización de las películas, las opciones estéticas de la realizadora y los asuntos prioritarios de las narrativas. Se concluye que la producción audiovisual de no ficción de la realizadora Simone Norberto se sitúa en la intersección entre los campos del documental y del telediario, teniendo en vista sus características estéticas, así como también la estructura institucional que ha hecho posible la realización de sus películas.

 

PALABRAS CLAVE: Cineasta rondoniense; Documental; Telediario; Rondonia.

 

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Biografia do Autor

Juliano José de Araújo, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio de doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X-Nanterre). É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo também pela Unesp. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (Unir). É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema documentário, estética e linguagem do audiovisual, telejornalismo e semiótica da comunicação

Ingridy Carolliny Baldez dos Santos

Estudante do curso de graduação em Jornalismo do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e bolsista do Programa para Iniciação Científica da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO). E-mail: ingridybaldez@gmail.com

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Araújo, J. J. de, & Baldez dos Santos, I. C. (2019). ENTRE O DOCUMENTÁRIO E O TELEJORNALISMO: a produção audiovisual de não-ficção da realizadora Simone Norberto. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(2), 71–85. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p71

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático