O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA:
O CORONELISMO E O CANGAÇO NA OBRA AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.11Palavras-chave:
Educação; Literatura; Regionalismo; República velha; HistoriografiaResumo
Com o avanço da metodologia do ensino, os profissionais da educação devem buscar cada vez mais meios para dinamizar suas aulas, hoje a utilização apenas do livro de didático não é atrativo e nem consegue desenvolver as capacidades de compreensão do aluno, no ensino de história não se é diferente, o professor de história deve buscar maneiras de discorrer o assunto utilizando mecanismos que façam essa atração do aluno, assim a literatura no ensino de história surge com uma alternativa viável e capaz de apresentar a história de determinada época com precisão, de uma maneira mais leve que documentos oficiais, na visão de Sevcenko, com olhar daqueles “desajustados socialmente”. Partindo da premissa que a literatura pode ser utilizada no ensino de história, pode-se compreender que a obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é um possível instrumento para os professores de história, visto que em seu enredo é apresentado a visão do banditismo social de Hobsbawn, dentro do cangaço, e do coronelismo, como força política e econômica, com influência na sociedade local da época. Assim sendo, fica claro que a literatura é um instrumento para o ensino de história, pois essa serve como fonte histórica, elemento esse que só foi possibilitado, pelo surgimento da História cultural, onde elementos da cultura começaram a ser utilizados para remontar fatos históricos de diversas épocas, fazendo assim, uma contraposição a historiografia tradicional. Utilizar-se da literatura para ensinar história, possibilita o despertar do imaginário do discente, enriquecendo o debate em sala de aula.