O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA:

O CORONELISMO E O CANGAÇO NA OBRA AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA

Autores

  • Erisson Jordan Ferreira Fonseca Pós-Graduando Lato Sensu em História do Brasil e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) https://orcid.org/0000-0003-2294-2122

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.11

Palavras-chave:

Educação; Literatura; Regionalismo; República velha; Historiografia

Resumo

Com o avanço da metodologia do ensino, os profissionais da educação devem buscar cada vez mais meios para dinamizar suas aulas, hoje a utilização apenas do livro de didático não é atrativo e nem consegue desenvolver as capacidades de compreensão do aluno, no ensino de história não se é diferente, o professor de história deve buscar maneiras de discorrer o assunto utilizando mecanismos que façam essa atração do aluno, assim a literatura no ensino de história surge com uma alternativa viável e capaz de apresentar a história de determinada época com precisão, de uma maneira mais leve que documentos oficiais, na visão de Sevcenko, com olhar daqueles “desajustados socialmente”. Partindo da premissa que a literatura pode ser utilizada no ensino de história, pode-se compreender que a obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é um possível instrumento para os professores de história, visto que em seu enredo é apresentado a visão do banditismo social de Hobsbawn, dentro do cangaço, e do coronelismo, como força política e econômica, com influência na sociedade local da época. Assim sendo, fica claro que a literatura é um instrumento para o ensino de história, pois essa serve como fonte histórica, elemento esse que só foi possibilitado, pelo surgimento da História cultural, onde elementos da cultura começaram a ser utilizados para remontar fatos históricos de diversas épocas, fazendo assim, uma contraposição a historiografia tradicional. Utilizar-se da literatura para ensinar história, possibilita o despertar do imaginário do discente, enriquecendo o debate em sala de aula.

Biografia do Autor

Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Pós-Graduando Lato Sensu em História do Brasil e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP)

Licenciado em História pela Universidade Paulista (UNIP), Acadêmico de Letras Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Pós-Graduando Lato Sensu em História do Brasil e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Endereço para correspondência: Povoado Cabeça Dantas, 178, Zona Rural, Belém, Alagoas, Brasil, CEP: 57630-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2294-2122 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0456996214518002. E-mail: erisson.fonseca@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Ferreira Fonseca, E. J. (2022). O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: : O CORONELISMO E O CANGAÇO NA OBRA AUTO DA COMPADECIDA DE ARIANO SUASSUNA. REVISTA ANTÍGONA, 2(2). https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.11