REFLEXÕES SOBRE O USO DOS ARQUIVOS VIRTUAIS NA PESQUISA HISTÓRICA: UM ESTUDO DA COLUNA GAROTAS DE O CRUZEIRO (1938-1964)

Autores

  • Mariane Alves de Souza Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0003-3510-0178
  • Ester Liberato Pereira Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0001-6193-9132

Palavras-chave:

História Digital; BNDigital; O Cruzeiro; Garotas

Resumo

Atualmente, temos, na digitalização de documentos históricos, uma grande e vasta fonte de oportunidades de pesquisa, facilidade de acesso e de reprodução, auxiliando na preservação e disseminação de memórias históricas. Como sabemos, as bibliotecas, arquivos e acervos físicos estão propensos às ações e acidentes da natureza ou ações humanas, quase sempre negligentes à importância da preservação desses documentos, os tornando vulneráveis ao desaparecimento e até à extinção. Então, os acervos digitais vêm sendo, cada vez mais, propagados a partir da digitalização como uma alternativa de melhor alocação dos documentos. Assim, emergiram as bibliotecas digitais e, com elas, os debates sobre a utilização dessas fontes no ofício do(a) historiador(a) e as transformações na metodologia de pesquisa. Sabemos que a utilização desses arquivos para a pesquisa histórica requer diferenças metodológicas e causa receio de alguns historiadores que pensam que a pesquisa deve ser apoiada somente em fontes materiais. A Biblioteca Nacional Digital (BNDigital) se consolidou como a maior biblioteca digital do Brasil, muito utilizada pelos(as) historiadores(as) para ter acesso ao grande acervo documental, diretamente da tela do computador ou smartphone. Nesse trabalho, propõe-se uma reflexão sobre a História Digital e a utilização de arquivos virtuais na pesquisa histórica por meio do estudo da coluna Garotas de Alceu Penna, que esteve na revista O Cruzeiro de 1938 a 1964, mostrando de que maneira essa pesquisa foi realizada, como foi feita a análise a catalogação das fontes e as reflexões realizadas durante esse percurso. Isto porque a referida revista tem seu acervo completo disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, o que facilitou o acesso à fonte e ao desenvolvimento da pesquisa.

Biografia do Autor

Mariane Alves de Souza, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3510-0178 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8373146093590499 E-mail: mmalves96@gmail.com.

Ester Liberato Pereira, Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. ORCID Id: https://orcid.org/0000-0001-6193-9132 Lattes: http://lattes.cnpq.br/5813806316468531 E-mail: ester.pereira@unimontes.br.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Alves de Souza, M., & Liberato Pereira, E. (2022). REFLEXÕES SOBRE O USO DOS ARQUIVOS VIRTUAIS NA PESQUISA HISTÓRICA: UM ESTUDO DA COLUNA GAROTAS DE O CRUZEIRO (1938-1964). REVISTA ANTÍGONA, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/15350