O USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
NOVAS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2023.2.9Resumo
O presente trabalho buscou observar como os alunos do 8º ano do ensino fundamental, da escola Coronel Raimundo Leão, utilizam a plataforma Youtube para a aprendizagem de Língua Inglesa. Além disso, mostrar de que forma essa plataforma pode estar presente como suporte educacional em uma segunda língua, além de mostrar as dificuldades presentes no cotidiano destes estudantes e apontar caminhos para a aprendizagem dos mesmos. Nos embasamos pelos autores Baladeli e Altoé (2009) que vem explicar como o Youtube pode despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem, e Souza (2012) que explica que atrelar método e metodologia podem tornar o ensino mais atrativo. A pesquisa foi feita através de estudo de caso de abordagem qualitativa durante dois dias. Foram percebidas algumas dificuldades como para falar em inglês, na leitura de texto e também na escuta devido a não prática em sala de aula, decorrida de uma falta qualificação profissional da professora e da falta de interesse da mesma em trazer melhorias para o ensino de inglês. Mesmo com as dificuldades, os aprendizes participam melhor das aulas quando se têm uma didática que saia da monotonia e do que eles estão acostumados. Após a aplicação do plano de ensino, foi possível observar que os alunos estavam mais motivados e inteirados com a aula, mostrando que o novo chama a atenção deles e faz com que gostem de participar das aulas.
Palavras-chaves: Youtube; Ensino-Aprendizagem; Língua Inglesa.