O USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

NOVAS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS

Authors

  • Kleiton Borges Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá https://orcid.org/0000-0002-4103-1386
  • Gabriela Medeiros Graduanda do curso de licenciatura em Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá https://orcid.org/0000-0002-6230-307X

Abstract

The present work sought to observe how the students of the 8th year of elementary school, from the Coronel Raimundo Leão school, use the Youtube platform for learning the English language. In addition, to show how this platform can be present as an educational support in a second language, in addition to showing the difficulties present in the daily lives of these students and pointing out ways for their learning. We are based on the author Baladeli and Altoé (2009) who come to explain how Youtube can awaken students' interest in learning, and Souza (2012) who explains that linking method and methodology can make teaching more attractive. The research was carried out through a case study with a qualitative approach during two days. Some difficulties were perceived, such as speaking in English, reading texts and also listening due to non-practice in the classroom, due to a lack of professional qualification of the teacher and her lack of interest in bringing improvements to the teaching of English. Even with the difficulties, the learners participate better in the classes when they have a didactic that leaves the monotony and what they are used to. After applying the teaching plan, it was possible to observe that the students were more motivated and familiarized with the class, showing that the new one draws their attention and makes them enjoy participating in the classes.

Key-words: Youtube; Teaching-Learning; English language.

Author Biography

Kleiton Borges, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Tendo interesse na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e tecnologias, possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Faculdade Pan Amazônica (2006-2010) e graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2010-2015). É mestre em Letras em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFPA, campus Belém (2016-2018). É especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019-2021) e atualmente é aluno especialista do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) (2021). Atuou como Professor Substituto do Magistério Superior de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas da Faculdade de Letras (FALE) da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Soure (2017-2019) e foi vice coordenador do projeto de extensão dos Cursos Livres, intitulado Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras (PROELE) do mesmo campus. Atualmente é professor substituto Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras Língua Inglesa, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua como professor de língua inglesa e auxiliar de secretaria e suporte técnico em informática dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) da UFPA, do Campus de Belém e como Avaliador e Aplicador do Exame Nacional CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), posto aplicador da UFPA, do Campus de Belém. Possui experiência como Auxiliar de Técnico e Assistente de Gestão em Turismo pela PARATUR (Companhia Paraense de Turismo). Tem experiência como professor no ensino fundamental II e curso pré-vestibular. Possui conhecimentos em informática, manutenção de computadores, técnicas de cerimonial e protocolo, técnicas de atendimento ao público, experiência como voluntariado em comissões de eventos e participação em projetos de pesquisa e extensão.

Published

2024-05-01

How to Cite

Borges, K., & Medeiros, G. (2024). O USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS. REVISTA ANTÍGONA, 3(2). Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/17516