PRÁXIS INTERCULTURAL ENTRE ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2023.2.3Resumo
O presente resumo tematiza a práxis intercultural sob a perspectiva decolonial, surge da vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Roraima, a partir do qual oportuniza o desdobramento científico para a investigação da seguinte problemática, como se processa a práxis intercultural entre alunos brasileiros e venezuelanos no ensino médio de uma escola estadual da cidade de Boa Vista - RR? Para tanto, os objetivos específicos são, conhecer as interações entre alunos brasileiros e venezuelanos nas aulas de língua espanhola e interpretar as interações linguísticas e socioculturais desses estudantes. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa em andamento, de abordagem qualitativa, que é compreendida desde a ótica dos participantes em um ambiente natural e em relação com seu contexto (SAMPIERI, 2014) que abarca a tipologia da pesquisa-ação (BRANDÃO, 2006), associada a pressupostas das pesquisas de abordagem decolonial (GROSFOGUEL, 2022; DUSSEL, 1998). No trabalho serão utilizados como instrumento de pesquisa as observações participantes, a entrevista livre com professores e alunos e o diário de campo. Para analisar os dados será empregada a Análise do Discurso Crítico (ADC) fundamentada nas autoras Eni Orlandi (2010) e Alejandra Reguera (2008). Em termos gerais, espera-se que a pesquisa seja relevante para o desenvolvimento de uma reflexão acerca da realidade vivida no processo de interação de alunos brasileiros e migrantes venezuelanos em contextos sociais de aprendizagem.