NÓS DISCURSIVOS E PAPÉIS LITERÁRIOS
A DINÂMICA DAS INTERAÇÕES EM UM CLUBE DO LIVRO ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20231Palavras-chave:
Interação; Dialogia; Clube de leitura.Resumo
Este estudo investiga a interação em uma comunidade de leitura online no Facebook, o Clube do Livro, destacando como papéis variados e os nós discursivos influenciam a dinâmica do diálogo. A análise das postagens revela que os papéis dos participantes, como leitores engajados, críticos literários e iniciadores de tópicos, não são fixos e podem mudar ao longo das interações. O estudo destaca que a hierarquização de gêneros literários e a atribuição de valor às obras geram debates intensos e recorrentes e que a influência de vozes autoritativas, como especialistas e professores, tem impacto na negociação dos sentidos. Demonstra ainda a complexidade das negociações de sentido a (im)possibilidade de construção de consenso e a emissão de juízos valorativos sobre as obras em debate. A pesquisa revela debates intensos sobre hierarquias literárias e a influência do ambiente online, em que postagens recentes recebem mais atenção e discussões pessoais enriquecem os debates. A análise das interações, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, ilustra como a linguagem é usada para argumentar, negociar significados e refletir a diversidade ideológica e subjetiva nas avaliações literárias, oferecendo uma compreensão da construção e negociação de sentidos nesse contexto enunciativo.
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras incertas – As não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP. 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da Linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec. 2006.
CLUBE do Livro. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/434448063371084/. Último acesso em: 17 ago. 2023.
FERNANDES, Luciane Alves; GOMES, José Mário Matsumura. Relatório de pesquisa nas Ciências Sociais: Características e modalidades de investigação. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11638. Último acesso em: 17 ago. 2023.
FIORIN, José Luiz. Da necessidade da distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012.
GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1995.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso. 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial. 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2018.
MATEUS, Samuel. Discurso Mediático. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2021.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Interpretação. RJ: ed. Vozes, 1996.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8 ed. Campinas: Pontes. 2009.
REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; ROHLING, Nívea. O horizonte valorativo em enunciados do gênero comentário on-line: uma escuta dialógica. Fórum Linguístico. Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 1460-1475, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1460
STELLA, Paulo Rogério. A interação verbal: perspectivas na língua(gem). In: JESUS, Sérgio Nunes de; FERRAREZI JUNIOR, Celso (orgs.). Pilares da teoria dialógica do discurso: a obra de Valentin Volóchinov (da década de 1920 aos dias atuais). São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.