O USO DOS ÍCONES EM REDES SOCIAIS NO LETRAMENTO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21545Palavras-chave:
Redes sociais, Letramento, Português, SurdosResumo
As redes sociais têm destaque como plataformas de comunicação e interação social, por meio da participação dos indivíduos. Esse contexto inclui os surdos e este trabalho busca expor como os ícones presentes em aplicativos de redes sociais podem contribuir com o multiletramento de alunos surdos, além de possibilitarem o letramento da língua portuguesa como segunda língua. O objetivo é analisar quais são os recursos visuais utilizados para a interação e refletir em como podem colaborar para a educação bilíngue, no contexto de interação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português. O embasamento teórico adotado para a fundamentação do trabalho é composto por estudos realizados por Soares (2009), Kleiman (2005), Rojo (2016), Bakhtin (2016) e Santaella (2006). A metodologia empregada é a da abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, e investigamos a relação entre as redes sociais na comunidade surda e como o português se insere nessa perspectiva, pela coleta e análise de ícones presentes no Instagram, TikTok e Youtube, por meio da análise dessas conexões. Os resultados demonstram que as redes fazem um uso criterioso dos recursos visuais provocando maior familiaridade em seus usuários.
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