Elevação do qualis-Capes
A Revista Acta Semiótica et Lingvistica celebra a elevação de seu estrato no Qualis-CAPES, passando da classificação B3 para B2, marco que reafirma o compromisso contínuo do periódico com a produção e a circulação de conhecimento científico de qualidade na área de estudos da linguagem. Esta conquista ocorre em meio a um contexto desafiador, especialmente em razão do processo de migração do portal de periódicos da UFPB, que implicou uma série de ajustes técnicos e editoriais, incluindo a necessidade de atualização e modificação dos DOIs vinculados ao periódico, com impactos diretos sobre fluxos de indexação, visibilidade e rotinas de gestão editorial.
Mesmo diante desses percalços, a revista manteve sua regularidade, aprimorou seus processos internos e fortaleceu sua presença na comunidade acadêmica, como atestam os dossiês temáticos recentes, a exemplo do volume especial de 2025, “Linguagem, Sentido e Sociedade”, bem como do número "Semiótica, literatura e objetos-suportes". A elevação do Qualis reflete o esforço coletivo em garantir avaliação rigorosa por pares, diversidade institucional e geográfica das autorias e aderência a padrões nacionais e internacionais de editoração científica.
A editoria da Acta Semiótica et Lingvistica registra seu sincero agradecimento a todas e todos que têm contribuído para essa trajetória: pareceristas ad hoc, articulistas, integrantes do conselho editorial, equipes técnicas, bem como as instituições parceiras e as instâncias de apoio à gestão do conhecimento que apostam na pesquisa comprometida com a reflexão crítica sobre linguagem, sentidos e sociedade. Esse resultado também pertence à comunidade de leitores, pesquisadores e pesquisadoras que escolhem a revista como espaço de interlocução acadêmica, fortalecendo, a cada número publicado, o papel da Acta Semiótica et Lingvistica no cenário científico brasileiro e internacional.
Saiba mais sobre Elevação do qualis-Capes