MATERIALIDADE E NARRATIVA VISUAL DA SÉRIE FOTOGRÁFICA GOLD, PUBLICADA NO FOTOLIVRO TRABALHADORES, DE SEBASTIÃO SALGADO
DOI:
https://doi.org/10.20873/asel.v33i2.22157Palavras-chave:
fotolivro, narrativa visual, Sebastião Salgado, Trabalhadores, GoldResumo
Este artigo analisa a série fotográfica Gold, de Sebastião Salgado, publicada no fotolivro Trabalhadores (2006), a partir do referencial metodológico da semiótica da fotografia. Considera-se tanto o nível textual das imagens quanto o nível material do livro como objeto-suporte editorial. A materialidade do fotolivro, em suas dimensões, peso, papel e leitura sequencial, participa ativamente da produção de sentido, conferindo temporalidade, ritmo narrativo e estatuto de prestígio cultural. Por isso, o fotolivro é uma estrutura material que serve de objeto suporte da narrativa de imagens e organiza a experiência sensível do leitor. Trabalhadores é observado a partir de um panorama de outros fotolivros que também buscaram produzir grandes discursos fotográficos, denominados no campo da fotografia como arqueologias visuais. A publicação de Salgado constrói, por meio de imagens, comentários críticos sobre o tema do trabalho humano na mineração. Por fim, a série Gold é entendida como narrativa imagética que articula denúncia social, estilo autoral e forma material numa experiência de leitura sensível, estabelecedora de um diálogo com o corpo do leitor.
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