PRÁTICAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS PELO OLHAR DA SEMIÓTICA:

BOOKTUBES E CLUBES DE LIVROS

Autores

  • Silvia Maria Souza Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Thaís Borba UFF
  • Luiza Riveiro Gonçalves Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.20873/asel.v33i2.22201

Palavras-chave:

Leitura, Leitura literária, Booktube, TAG Livros, Semiótica Discursiva

Resumo

A digitalização de dados tem provocado transformações profundas em diversas áreas do conhecimento, impactando, também, as práticas de leitura e escrita. A transição do papel para as telas, a hipertextualidade, a multimodalidade cada vez mais vêm reconfigurando e trazendo novos modos de circulação de textos. Nesse cenário, surgem novos gêneros digitais e formas de letramento que desafiam a escola e a universidade na formação de leitores. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece essa mudança ao incluir os letramentos digitais sem abandonar os tradicionais.  Diante desse fenômeno e tendo por base a Semiótica Discursiva de linha francesa, o artigo analisa dois fenômenos contemporâneos de leitura literária: os booktubes, canais do Youtube que produzem conteúdo literário e estimulam a leitura, tomando para análise o canal Literature-se, e os clubes de assinatura de livros, com foco na TAG Livros. O objetivo é compreender como essas práticas se articulam com os novos suportes e estratégias de mediação da leitura no contexto digital. A análise busca, ainda, relacionar-se com os desafios da prática e da formação docente. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 jul. 2025.

BOOKTUBERS incentivam hábitos de leitura a jovens em encontro na Feira do Livro de Porto Alegre. G1 RS, Porto Alegre, 19 nov. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/booktubers-incentivam-habitos-de-leitura-a-jovens-em-encontro-na-feira-do-livro-de-porto-alegre.ghtml>. Acesso em: 15 abr. 2021.

FONTANILLE, J. Significação e visualidade: exercícios práticos. Porto Alegre: Sulina, 2005.

FONTANILLE, J. Pratiques sémiotiques. Paris: PUF, 2008a.

FONTANILLE, J. Práticas semióticas. In: DINIZ, M. L. V. P.; PORTELA, J. C. (org.). Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: FAAC/Unesp, 2008b.

FONTANILLE, J. Formes de vie. Liége: Presses Universitaires de Liège, 2015.

FONTANILLE, J. A semiótica hoje: avanços e perspectivas. Estudos Semióticos, v. 12, n. 2, p. 1-9, dez. 2016.

FONTANILLE, J. Discursos, mídias, práticas e regimes de crença. Revista do Gel, v. 16, n. 3, p. 246-261, 2019. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2608.

GONÇALVES, L. R. A leitura como prática semiótica no booktube: o caso do Literature-se. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2012.

JEFFMAN, T. M. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. 393 f. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6337. Acesso em: 16 jul. 2020.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed34, 1993.

PAIVA, S.; SOUZA, A. M. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD 2017, p. 978-1003, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/794>. Acesso em: 14 set. 2020.

PORTELA, J. C. Nouvelle conversations avec Jacques Fontanille. Alfa: revista de linguística, São José do Rio Preto, v. 59, n. 3, p. 159-186, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1509-8. Acesso em: 26 jul. 2025.

PRESSMAN, J. Bookishness: loving books in a digital age. New York: Columbia University Press, 2020. E-book.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020. E-book.

SILVA, R. P. A. BookTube: livros e leitura em vlogs no Youtube. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, Intercom, 2016. p. 1-15. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1079-1.pdf>. Acesso em: 18 fev. 202

SOUSA, S. M. Transmidialidade: plano de expressão e níveis de pertinência. In: MANCINI, R.; GOMES, R. (orgs.). Semiótica do sensível: questões do plano da expressão. São Paulo: Editora Mackenzie, 2020. p. 153-168.

TAG Livros. Dica sobre o livro do kit TAG Curadoria de julho de 2025 no número (11) 4660-0461. Gravação telefônica. 13 jul. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

MARIA SOUZA, Silvia; BORBA, Thaís; RIVEIRO GONÇALVES , Luiza. PRÁTICAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS PELO OLHAR DA SEMIÓTICA:: BOOKTUBES E CLUBES DE LIVROS. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 206–228, 2025. DOI: 10.20873/asel.v33i2.22201. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/22201. Acesso em: 20 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.