VOZES QUE LEEM, VOZES QUE CONSTROEM

A AUTORIA DE EVARISTO NA RECEPÇÃO DE PONCIÁ VICÊNCIO

Autores

  • Caio Mário Oliveira Magalhães Universidade Federal de São Carlos
  • Lígia Mara Boin Menossi de Araujo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21538

Palavras-chave:

Discurso, Autoria, Imagem de autor, Interseccionalidade, Literatura

Resumo

Ao pensarmos a literatura como um espaço de estudos sobre as (des)identidades nacionais, podemos trazer à baila grandes e diversificados autores que promoveram, cada um a seu tempo, movimentações importantes sobre essa discussão. Nesse cenário de rupturas nacionais, muitas das reflexões que emergiram, como o racismo, o preconceito de classes e a sexualidade eram temas que apareciam nas obras, quebrando a expectativa de uma realidade ideal e problematizando uma diversidade de realidades que assola não só a vida cotidiana dos sujeitos em interação, mas também como reflexo retratado pelo escopo literário da época. Dessa forma, buscamos refletir a gestão da autoria na obra Ponciá Vicêncio (2018), de Conceição Evaristo, a partir de sua materialidade inscricional e dos valores atribuídos a ela e da imagem de autor da estudiosa. Para tanto, no âmbito dos estudos discursivos, mobilizaremos a noção de imagem de autor (Maingueneau, 2006, 2010, 2016) para analisar o gerenciamento do lugar discursivo de autor e os aspectos da materialidade inscricional e da constituição de valor dela a partir do polo de recepção da obra. Por fim, tomamos a noção de interseccionalidade (Collins; Bilge, 2020, Collins, 2022) para refletir a influência que as relações interseccionais de poder têm no meio editorial e como pode ser utilizada enquanto forma de resistência intelectual. 

 

Referências

AQUINO, Patrícia Aparecida de; BITENCOURT, Daiane Rodrigues de Oliveira. A Produção de (in)verdades sobre “dislexia”: o funcionamento da ciência como um discurso constituinte. In: BARONAS, Roberto Leiser; VILELA-ARDENGHI, Ana Carolina (orgs). Senderos Discursivos: uma homenagem a Dominique Maingueneau. Campinas, SP: Pontes, 2023. 139-158 p.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Trad. Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020.

COLLINS, Patrícia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. São Paulo: Boitempo, 2022.

DEBRAY, Régis. Transmitir: o segredo e a força das ideias. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2000.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo:

Editora Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. Curitiba, PR: Criar Edições, 2007.

MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. Autoralidade e pseudonímia. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1286, 2016.

SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos editoriais: autoria e textualização. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2011.

SALGADO, Luciana Salazar; DORETTO, Vitória Ferreira. Implicações entre mídium e paratopia criadora: um caso de autoria exponencial. Acta Scientiarum. Langage and Culture, v. 4, n. 2, 2018.

VALENTE, Marcela Iochem; CARNEIRO, Teresa Dias. Literatura afro-brasileira rompendo barreiras através da tradução: algumas considerações sobre a recepção de Ponciá Vicêncio na França. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 2, n. 56, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/jP4VkzbtHPGcKRZcfyLbsjn/.

Downloads

Publicado

2025-06-14

Como Citar

OLIVEIRA MAGALHÃES, Caio Mário; BOIN MENOSSI DE ARAUJO, Lígia Mara. VOZES QUE LEEM, VOZES QUE CONSTROEM: A AUTORIA DE EVARISTO NA RECEPÇÃO DE PONCIÁ VICÊNCIO. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 173–187, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21538. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21538. Acesso em: 5 dez. 2025.