DESAFÍOS EN EL USO DE LA SECUENCIA DIDÁCTICA INTERACTIVA POR PARTE DE PROFESORES DE CIENCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17972

Palabras clave:

Formación continua de profesores de ciencias, Retos de la enseñanza, Secuencia Didáctica Virtual Interactiva

Resumen

La pandemia ha traído innumerables desafíos a los docentes, exacerbado las desigualdades y expuesto una realidad social y formativa de la que se viene hablando desde hace mucho tiempo, pero que, más que nunca, se ha hecho evidente: las dificultades en torno al uso de estrategias/herramientas asociadas a el uso de computadoras/notebooks/smartphones, por parte de estudiantes y docentes. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar los principales desafíos para el uso de la Secuencia Didáctica Interactiva (SDI) y la IDE Virtual en el centro de un proceso de formación dirigido a docentes de ciencias, que se desarrolló de forma remota, durante el año 2020, en alianza con la Secretaría de Educación del municipio de São Lourenço da Mata, ciudad de la región metropolitana de Recife, capital del Estado de Pernambuco. Así, tuvimos como problema de investigación: ¿Cuáles son los principales desafíos del uso del IDE y del IDE virtual por parte de docentes de ciencias? Este trabajo tiene un enfoque cualitativo, del tipo investigación-acción y fue desarrollado con diecisiete docentes de ciencias en un proceso de capacitación que contó con ocho reuniones, de una hora de duración cada una. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario construido en Google Forms. Entre los desafíos identificados destacamos la falta de apoyo pedagógico, la necesidad de realizar planificación y fomentar el diálogo.

Biografía del autor/a

João Justino Barbosa, da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sou licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especialista em metodologia do Ensino de Química pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX) e Mestre em Ensino das Ciências, título fornecido pelo Programa de Pós Graduação no Ensino das Ciências e da Matemática (PPGEC -UFRPE) e Doutorando pelo mesmo programa de pesquisa. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores (GHIFOP-UFRRPE). Desenvolvedor de pesquisas que estudam a relação entre Transdisciplinaridade, Complexidade e Dialogicidade na Formação Continuada de Professores das Ciências da Natureza e Matemática, atualmente Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq - Nível A, corroborando com o projeto de extensão intitulado a Sequência Didática Interativa no ensino de Ciências, contribuindo com a formação continuada de professores de Ciências atuantes na educação básica. Um dos criadores da Sequência Didática Interativa Virtual (SDI Virtu@l). Atualmente professor efetivo da educação básica, lecionando a disciplina de Química no Instituto de Educação da Paraíba, instituição de ensino vinculada ao Governo do estado. Atuando também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro José Américo de Almeida, na qual leciona Ciências para o ensino fundamental e a educação de Jovens e Adultos. Professor Colaborador do Programa Institucional de Bolsa e de Iniciação à Docência -PIBID/UFPB, durante o 1º semestre de 2014 até o 1º semestre de 2017.

Andressa Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestra e doutoranda em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PPGEC-UFRPE; Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO-UFRPE, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores - inicial e continuada, Educação Ambiental, Avaliação da Aprendizagem e Prática Pedagógica; Membro da Cátedra Paulo Freire Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Venho atuando na formação continuada de professores, trabalhando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Editora gerente da Mandacaru: Revista de Ensino das Ciências e Matemática. Membro do Conselho Editorial da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco Licenciatura em FILOSOFIA pela UFCE - Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP- Mestrado em Educação pela UFPE PhD em Educação pela Université de Sherbrooke - Canadá. Ex-Diretora do Departamento de Educação da UFRPE ex-Coordenadora do Projeto bilateral Brasil-Canadá em Cooperativismo e Desenvolvimento Local. Ex-aluna de Paulo Freire e autora de vários livros e artigos científicos. É autora de duas metodologias ativas, a Metodologia Interativa e a Sequencia Didática Interativa (SDI), que têm como carro-chefe o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Trabalha a linha de pesquisa Formação de Professores, priorizando a Dialogicidade de Paulo Freire, a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e o paradigma da complexidade de Edgar Morin. Entre suas obras publicadas, destacam-se: Como fazer pesquisa qualitativa e Sequencia Didática Interativa no Processo de Formação de professores; ambos publicados pela Editora Vozes. Professora Sênior da UFRPE e professora do quadro permanente do PPGEC e da RENOEN-Polo UFRPE. Líder do grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores-UFRPE/CNPq e Coordenadora do seguimento pesquisa da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

BARBOSA, João Justino; SANTOS, Andressa Rodrigues dos; ARAÚJO, Monica Lopes Folena; OLIVEIRA, Maria Marly de. DESAFÍOS EN EL USO DE LA SECUENCIA DIDÁCTICA INTERACTIVA POR PARTE DE PROFESORES DE CIENCIAS. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23010, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17972. Acesso em: 11 may. 2024.