Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RIEcim aceita para publicação manuscritos científicos originais em português, inglês ou espanhol. Os trabalhos submetidos devem ser resultado de pesquisas científicas que influenciem diretamente a produção de conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática. A RIEcim prioriza a divulgação de artigos que manifestam abordagens interdisciplinares. Não serão considerados manuscritos que estejam concomitantemente em processo de avaliação por outros periódicos ou órgãos editoriais.

Objetivo

O principal objetivo da RIEcim é promover e disseminar, de maneira interdisciplinar, pesquisas rigorosas e inovadoras no campo da Educação e do Ensino de Ciências e Matemática, contribuindo para a expansão e aprofundamento do conhecimento nesta área.

Metas: 2023 a 2028
  1. Indexar a RIEcim nas plataformas Latindex, AmeliCA e Redalyc.
  2. Estabelecer uma equipe de 100 avaliadores ad hoc.
  3. Registrar no ORCID todos os participantes: autores, equipe editorial e avaliadores.
  4. Profissionalizar integralmente a editoração e a diagramação.
  5. Converter os artigos em múltiplos formatos, incluindo HTML, XML, ePub, Visor e PDFA.
  6. Ampliar a visibilidade da RIEcim tanto em nível nacional quanto internacional.
  7. Assegurar financiamento adequado, incluindo a RIEcim no orçamento anual do PPGecim.
  8. Incluir a RIEcim em outras bases de dados, indexadores de métricas, indexadores com metadados e buscadores.
  9. Criar políticas para estimular a submissão de trabalhos interdisciplinares que unam ciências e matemática.
  10. Fomentar a diversidade entre autores, avaliadores e membros da equipe editorial, representando distintas regiões geográficas, gêneros, etnias e estágios de carreira.
Metas: 2028 a 2033
  1. Incluir a RIEcim nas plataformas Scielo e Web of Science.
  2. Indexar a RIEcim na base de dados Scopus.
  3. Inserir a RIEcim na base de dados SciELO.
Missão

A missão da RIEcim é promover e divulgar pesquisa científica relevante e original na área de Ensino de Ciências e Matemática, com um foco especial em trabalhos interdisciplinares, incentivando a diversidade e representatividade em seu corpo de autores e avaliadores. A RIEcim busca continuamente melhorar a qualidade e visibilidade de suas publicações através de práticas editoriais profissionais e indexação em bases de dados reconhecidas.

Visão

Até 2033, busca-se alcançar reconhecimento internacional pela excelência na divulgação de pesquisas interdisciplinares no campo do Ensino de Ciências e Matemática.

Valores
  1. Rigor científico
  2. Relevância
  3. Ética
  4. Transparência
  5. Integridade
  6. Acesso aberto
  7. Diversidade e inclusão
  8. Revisão por pares de qualidade
  9. Credibilidade
  10. Sustentabilidade
Cobertura/abrangência temática

A RIEcim possui uma ampla cobertura temática, abrangendo áreas multidisciplinares e interdisciplinares no campo do Ensino de Ciências e Matemática. A revista dedica-se à investigação de fenômenos relacionados aos processos de ensino, aprendizagem e formação de professores em disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia. Ela engloba todos os níveis de ensino, desde os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, bem como diferentes etapas, fases e modalidades da Educação Básica. Além disso, a revista também contempla o Ensino Superior e inclui espaços formais, não-formais e informais de educação.

Público alvo

A RIEcim destina-se a três principais grupos de interesse:

a) Docentes e discentes dos cursos de graduação em Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia.

b) Pesquisadores (docentes e discentes) de cursos de pós-graduação em Ensino/Educação em Ciências e Matemática, bem como outros programas da área de Ensino reconhecidos pela CAPES.

c) Professores da Educação Básica e do Ensino Superior que ministram disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia.

Periodicidade

A partir de 2023, a RIEcim adotou uma política de periodicidade contínua para submissão e publicação de artigos. Diferente dos anos de 2021 e 2022, nos quais a revista possuía periodicidade semestral, agora os pesquisadores têm a liberdade de submeter seus trabalhos a qualquer momento, sem restrições de prazos específicos. Os artigos submetidos passam por um rigoroso processo de revisão por pares, assegurando a qualidade e relevância das publicações. Uma vez aprovados, os artigos são prontamente publicados em edições contínuas, proporcionando aos autores uma resposta rápida e eficiente durante o processo de publicação. Essa abordagem garante uma maior agilidade na disseminação dos resultados de pesquisa, promovendo uma troca de conhecimento contínua e atualizada.

Conselho Científico Nacional

O propósito deste conselho é fornecer orientação e assistência aos Editores da RIEcim, sempre que possível e necessário, visando garantir a qualidade dos trabalhos publicados em língua portuguesa e o cumprimento dos requisitos para registro e manutenção das indexações nacionais que contribuem para a disseminação da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores são responsáveis por buscar orientação e assessoria junto ao conselho. Os conselheiros têm a autoridade de orientar, sugerir, solicitar e analisar novas situações em conformidade com os padrões nacionais da pesquisa científica na área.

Conselho Científico Internacional

O objetivo deste conselho é fornecer orientação e assistência, sempre que possível e necessário, aos Editores da RIEcim, visando garantir a qualidade dos trabalhos publicados nas línguas inglesa e espanhola, bem como o cumprimento das exigências necessárias para registrar e manter as indexações internacionais que contribuem para a disseminação da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores têm a responsabilidade de buscar apoio e assessoria dos membros deste conselho, solicitando orientações e aconselhamento em relação a decisões relacionadas à revista, em conformidade com os padrões internacionais de pesquisa científica na área.

Avaliadores

A RIEcim possui uma equipe de avaliadores ad hoc cadastrados no sistema, composta por doutores e pesquisadores atuantes na área de Educação/Ensino em/de Ciências e Matemática, todos afiliados a instituições de ensino superior, seja na graduação ou na pós-graduação. Após a conclusão de cada avaliação, o editor responsável envia imediatamente uma declaração de agradecimento ao avaliador pelo seu parecer. Além disso, a RIEcim busca promover a inovação e a formação de novos avaliadores e pesquisadores, permitindo a participação de mestrandos e egressos do programa como avaliadores, reconhecendo a importância de estimular essa atividade durante a formação no mestrado.

Cadastro de novos avaliadores

Para se cadastrar como avaliador ad hoc na RIEcim, é necessário atender às seguintes condições básicas:

  1. Possuir o título de Doutor(a) na área de Educação ou Ensino da CAPES/MEC, preferencialmente com foco em Ensino de Ciências e Matemática.
  2. Atuar em programa de pós-graduação stricto sensu na área de Educação ou Ensino da CAPES/MEC, preferencialmente com concentração em Ensino de Ciências e Matemática.
  3. Ter experiência como avaliador de periódicos na área de Educação ou Ensino, tendo realizado pelo menos duas avaliações.

Caso você preencha essas condições, basta preencher e enviar o formulário online disponível para solicitar o cadastramento como avaliador ad hoc na RIEcim. Link do Formulário: https://forms.gle/CCihmFFnb9CYXkQZ6

Cadastro no ORCID (obrigatório)

A fim de atender aos padrões internacionais de editoração científica, a equipe editorial da RIEcim estabeleceu a obrigatoriedade da inclusão do ORCID durante o processo de submissão de qualquer texto à revista, conforme indicado no Template do artigo. Editores, membros dos Conselhos e Comitês Científicos, e avaliadores ad hoc também são obrigados a fornecer o número do ORCID em seus perfis. É possível criar rapidamente e gratuitamente o ORCID por meio do seguinte link: https://orcid.org/register.

Princípios de transparência

A RIEcim adota os seguintes princípios de transparência, ampliando o texto original:

  1. Correções e Erratas: Em casos em que seja necessário fazer correções solicitadas pelos autores em artigos já publicados, a RIEcim prontamente providenciará uma errata que será publicada imediatamente após a publicação corrigida. Essa abordagem garante a transparência e a correção de eventuais erros.
  2. Franqueza e Prestação de Contas: A RIEcim busca ser franca ao mostrar tanto os aspectos positivos quanto os negativos relacionados ao desempenho da revista. Essa postura visa garantir a prestação de contas aos leitores, autores, avaliadores e editores, permitindo uma visão transparente sobre as atividades e resultados da revista.
  3. Ética e Transparência: A transparência é considerada um princípio ético fundamental na RIEcim. A revista se compromete a conduzir suas atividades com integridade e transparência, adotando práticas de publicação transparentes e seguindo as diretrizes éticas estabelecidas na área de Ensino de Ciências e Matemática.
  4. Fornecimento de Informações Relevantes: A RIEcim se compromete a fornecer informações de interesse dos leitores, autores, avaliadores e editores. Essas informações são disponibilizadas de forma clara e acessível, respeitando a política de privacidade e mantendo a confidencialidade dos dados pessoais.
  5. Cumprimento de Políticas: A RIEcim mantém um compromisso inabalável com o cumprimento rigoroso de suas políticas. Isso inclui o cumprimento de diretrizes editoriais, políticas de revisão por pares, prazos de publicação e todas as normas estabelecidas para garantir a qualidade e a integridade dos artigos publicados.

Por meio desses princípios de transparência, a RIEcim busca estabelecer uma relação de confiança com seus leitores, autores, avaliadores e editores, promovendo a transparência e a qualidade em todas as etapas do processo de publicação.

Assinaturas

Com o objetivo de disponibilizar a Revista de forma online e ampliar a disseminação das pesquisas publicadas, a RIEcim não adota assinaturas ou versões impressas. Todos os números da revista estão disponíveis gratuitamente em seu site, podendo ser acessados, arquivados e baixados pelos leitores. Essa abordagem visa facilitar o acesso e a compartilhamento dos conteúdos, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico na área de Ensino de Ciências e Matemática.

Taxas para submissão e publicação de textos

A RIEcim não exige o pagamento de taxas para a submissão e processamento de artigos. A revista adota uma política de acesso aberto e não cobra APCs (Articl Processing Charges). Isso significa que os autores podem submeter seus textos gratuitamente e, caso sejam aceitos para publicação, não são obrigados a pagar qualquer taxa para que seus artigos sejam disponibilizados aos leitores. A RIEcim valoriza o princípio de acesso aberto, permitindo que os resultados da pesquisa sejam amplamente acessíveis e promovendo a democratização do conhecimento científico na área de Ensino de Ciências e Matemática.

Sobre o PPGecim/UFNT

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) tem os seguintes objetivos:

  1. Capacitar professores nas áreas de Ciências e Matemática para propor soluções inovadoras no ensino e na aprendizagem.
  2. Promover o debate científico e a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.
  3. Realizar pesquisas educacionais na Educação Básica e no Ensino Superior.
  4. Aprimorar a qualificação dos profissionais em termos teóricos, metodológicos, epistemológicos, ontológicos, filosóficos e tecnológicos.
  5. Formar profissionais com conhecimentos interdisciplinares e habilidades para produção de saberes nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática.
  6. Promover a articulação entre pós-graduação, graduação e educação básica na divulgação científica.
  7. Estimular o debate sobre o papel das Ciências Biológicas, Físicas, Químicas e Matemáticas na sociedade tecnológica e no meio ambiente.

A área de concentração do programa é o Ensino de Ciências e Matemática, que engloba projetos e pesquisas relacionados às Ciências da Natureza e à Matemática, com foco na docência e na aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. As linhas de pesquisa abordam temas como organização curricular, processos cognitivos, afetivos e motivacionais no ensino e aprendizagem, relações entre conhecimentos científicos/escolares e culturais, e reflexão histórico-epistemológica sobre o ensino em espaços formais e não formais.

O perfil do egresso do PPGecim é o de um profissional com formação pela pesquisa, integrando saberes disciplinares e pedagógicos nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática. O programa busca proporcionar aprofundamento científico, desenvolver habilidades de pesquisa e preparar os graduados para uma carreira acadêmica. Além disso, visa qualificar o pesquisador docente da educação básica e do ensino superior, promovendo processos educacionais em Ciências e Matemática alinhados às demandas contemporâneas. A formação do professor-pesquisador contribui para o desenvolvimento do Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na região norte, por meio de abordagens interdisciplinares e trocas teóricas e metodológicas entre as áreas mencionadas.

Link do PPGecim: https://ww2.uft.edu.br/ppgecim

Apoio

Universidade Federal de Norte do Tocantins (UFNT)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Histórico da RIEcim

A história da Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIEcim) é marcada pelo diálogo, encontros e objetivos que visam promover a produção e divulgação de conhecimento científico, demonstrando a força e o potencial da região norte do Brasil. Essa trajetória democrática e colaborativa teve início em meados de 2019, durante uma reunião do colegiado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEcim/UFT), quando surgiu a ideia de criar um periódico científico. Nesse mesmo ano, ocorreu um encontro com o Prof. Dr. Braz Batista Vas para discutir os caminhos e as políticas editoriais para a criação de mais um periódico na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No ano de 2020, marcado pela pandemia da COVID-19 e pelas medidas de isolamento social, continuamos nossa luta, mesmo de forma virtual, para concretizar a ideia de criar uma revista científica de qualidade, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEcim/UFT). Assim, em constante diálogo com todos os membros do colegiado do PPGEcim, decidimos coletivamente o nome do periódico e suas políticas editoriais. Nesse momento histórico da revista, é importante destacar a relevante contribuição do Prof. Dr. Gecilane Ferreira na coordenação e articulação desse processo.

Após essas etapas que revelam a origem da revista, solicitamos à Superintendência de Comunicação (Sucom), Setor de Publicidade Institucional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a criação da identidade visual da RIEcim. O logotipo criado exclusivamente para essa revista é composto por dois elementos principais: 1 - Um livro/revista representando a educação; 2 - Uma Arara-azul representando a Amazônia Legal.

Atualmente, ao olharmos para o contexto histórico da RIEcim, podemos observar avanços e conquistas significativas, tais como a obtenção do ISSN, a atribuição de DOI nas publicações, o aumento do índice de indexação, o reconhecimento tanto a nível nacional quanto internacional, e a consolidação da revista como um periódico brasileiro de destaque na área de Educação em Ciências e Matemática.