Política de Retratação

POLÍTICA DE RETRATAÇÃO DA REVISTA RIEcim - CROSSMARK/CROSSREF

A Revista RIEcim - Revista Interdisciplina de Ensino de Ciências e Matemática - apoia e segue os princípios e padrões recomendados pelo Committee on Publication Ethics (COPE - Comitê de Ética em Publicações), uma organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas. Declaramos que nosso processo editorial, critérios de seleção e publicação seguem as regras de conduta e ética, conforme descrito em: https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf 

Adotamos as diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE - http://publicationethics.org/) para lidar com casos de má conduta científica, como plágio, autoplagio, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras. A RIEcim utiliza ferramentas de detecção de plágio e autoplagio, e os autores devem estar cientes das implicações previstas nas legislações vigentes, como o Código Penal (Artigo 184) e a Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 - vide Lei n. 12.853, de 2013).

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, editores ou avaliadores, o artigo será retirado do processo de avaliação, podendo o periódico, mediante decisão do corpo editorial, recusar futuras submissões do(s) autor(es). Se a má conduta for praticada por um ou mais dos editores, este(s) será(ão) afastado(s) de suas atribuições no periódico. No caso de má conduta por parte de um parecerista ad hoc, ele não será mais convidado a contribuir para o periódico e sua função de avaliador será desativada.

A RIEcim assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, erratas, expressões de preocupação, retratações parciais, remoção e retirada do artigo publicado, entre outros esclarecimentos necessários. Portanto, caso seja identificada má conduta após a publicação de um artigo, pode ser necessário atualizá-lo com dados complementares, correções, erratas, retratações ou a sua remoção completa.

Listamos a seguir alguns procedimentos para lidar com suspeitas de má conduta:

a) Todos os manuscritos submetidos à RIEcim são analisados por softwares antiplágio, como CopySpider© e iThenticate, para detectar possíveis plágios. Se houver suspeita de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.

b) Má conduta e comportamento antiético, como plágio, publicação dupla, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos, podem ser identificados e relatados ao editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.

c) Qualquer pessoa que informe o editor sobre tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para iniciar uma investigação. Todas as alegações devem ser tratadas com seriedade e investigadas de forma imparcial até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.

d) No caso de detecção ou suspeita de má conduta antes ou após a publicação do manuscrito, os editores da RIEcim tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20English%20flowcharts_9Nov2016.pdf

No caso de comprovação de plágio, publicação duplicada, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e a RIEcim estão isentas de qualquer responsabilidade, e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei devido às irregularidades cometidas por eles.

Em relação à política Crossmark, a RIEcim utiliza o CrossMark, uma iniciativa da Crossref, para garantir aos autores e leitores uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta. Ao aplicar o logotipo do CrossMark nos metadados e no arquivo PDF, estamos comprometidos em manter o conteúdo publicado e alertar os leitores sobre alterações, se ocorrerem. Com um clique, os leitores podem verificar se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado e acessar metadados adicionais fornecidos pelos membros, como datas importantes de publicação (submissão, revisão, aceitação), IDs ORCID dos autores, tipo de conteúdo, informações sobre financiamento, licença, revisão por pares e localização dos dados de pesquisa.

No caso de pequenas alterações, como correções de formatação e ortografia que não afetam substancialmente o conteúdo, o status do Crossmark será atualizado. Já as grandes alterações que afetam o status do Crossmark exigirão a publicação de um aviso de correção ou retratação com seu próprio DOI. Isso permite que os leitores sigam o link no botão Crossmark e encontrem mais detalhes sobre a atualização. Ambos os procedimentos geram a publicação de um novo documento, classificado como errata ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo, fazendo sempre referência ao original.

A RIEcim encoraja os autores a compartilharem todos os dados no manuscrito, publicando-os, quando disponíveis e autorizados, na íntegra, seguindo a mesma política de retratação mencionada. Para garantir total transparência dos dados obtidos, exigimos que os autores declarem que, para dados não disponibilizados ou depositados em repositórios públicos, eles estarão disponíveis mediante solicitação.

Observação: Para casos e situações não previstos e anunciados neste site, a RIEcim seguirá as orientações e recomendações do COPE. Todas as providências serão tomadas com base nas orientações deste Comitê de Ética Internacional.

e) A RIEcim assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, erratas, expressões de preocupação, retratações parciais, remoção ou retirada do artigo publicado, entre outros esclarecimentos que se façam necessários. Caso seja identificada má conduta após a publicação de um artigo, pode ser necessário atualizá-lo com dados complementares, correções, erratas, retratações ou sua remoção integral.

Listamos a seguir alguns procedimentos para lidar com suspeitas de má conduta:

a) Todos os manuscritos submetidos à RIEcim serão analisados por softwares antiplágio, como CopySpider© e iThenticate, para detectar possíveis casos de plágio. Se houver suspeita de plágio, o processo de avaliação será interrompido, e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.

b) Qualquer pessoa que identificar má conduta ou comportamento antiético, como plágio, publicação duplicada, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos, pode informar o editor a qualquer momento.

c) A pessoa que relatar a conduta inadequada deve fornecer informações e evidências suficientes para iniciar uma investigação. Todas as alegações serão tratadas com seriedade e investigadas de forma imparcial até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.

d) No caso de detecção ou suspeita de má conduta, antes ou após a publicação do manuscrito, os editores da Revista RIEcim seguirão as diretrizes recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). As medidas tomadas serão de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo COPE e disponíveis em [inserir link para as diretrizes do COPE].

Caso seja comprovada a má conduta, como plágio, publicação duplicada, dados fabricados, conflitos de interesse ou outros problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Revista RIEcim estarão isentas de qualquer responsabilidade, e os autores serão responsáveis por quaisquer penalidades legais previstas na lei devido às irregularidades cometidas.

A RIEcim está comprometida em garantir uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta. Por meio do CrossMark, uma iniciativa da Crossref, nós nos comprometemos a manter o conteúdo publicado e a informar os leitores sobre quaisquer alterações que ocorram. O logotipo do CrossMark nos metadados e no arquivo PDF permite que os leitores verifiquem se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado e acessem metadados adicionais fornecidos pelos membros, como datas importantes de publicação, IDs ORCID dos autores, tipo de conteúdo, informações sobre financiamento, licença, revisão por pares e localização dos dados de pesquisa.

No caso de pequenas alterações que não afetam substancialmente o conteúdo, como correções de formatação e ortografia, o status do CrossMark será atualizado. Já as grandes alterações que afetam o status do CrossMark exigirão a publicação de um aviso de correção ou retratação, acompanhado de um DOI próprio. Isso permitirá que os leitores acessem o aviso de correção ou retratação por meio do link no botão CrossMark e obtenham mais informações sobre a atualização. Ambos os procedimentos resultarão na publicação de um novo documento, como um erratum ou retratação, que indicará a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo, sempre fazendo referência ao documento original.

No caso de errata, a RIEcim manterá o documento original e, ao final do texto, registrará a correção, referenciando o documento que publicou o erratum. Já no caso de retratação, o documento original será substituído por uma mensagem informando que ele foi retratado, com referência ao documento de retratação.

É importante destacar que a RIEcim incentiva os autores a compartilharem todos os dados mencionados no manuscrito, publicando-os, quando disponíveis e autorizados, na íntegra, seguindo a mesma política de retratação, quando aplicável. Para garantir total transparência dos dados obtidos, a RIEcim exige que os autores declarem que, caso os dados não estejam disponíveis ou não tenham sido depositados em repositórios públicos, eles estarão disponíveis mediante solicitação.

A RIEcim está em conformidade com os princípios éticos e as melhores práticas na publicação científica. Em caso de má conduta, estamos comprometidos em investigar, corrigir e retratar os problemas de forma transparente e responsável. Nossa política de retratação visa preservar a integridade e a credibilidade da revista, promovendo a transparência e o rigor científico em todas as etapas do processo editorial.