CHALLENGES IN USING THE INTERACTIVE TEACHING SEQUENCE BY SCIENCE TEACHERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17972

Keywords:

Continuing science teachers' education, Teaching challenges, Virtual Interactive Didactic Sequence

Abstract

TThe pandemic brought countless challenges to teachers, worsened inequalities and exposed a social and educational reality that has long been talked about. However, more than ever, the difficulties surrounding the use of strategies/tools associated with the use of computers/notebooks/smartphones by students and teachers have become evident. In this context, the present work aimed to analyze the main challenges in using the Interactive Didactic Sequence (SDI) and virtual SDI at the heart of a teachers' education process aimed at science teachers, which took place remotely, during the year 2020, in partnership with the Department of Education of the municipality of São Lourenço da Mata, a city in the metropolitan region of Recife, capital of the state of Pernambuco. Therefore, the following research problem was: What are the main challenges of using SDI and virtual SDI by science teachers? This work has a qualitative approach, of the action research type and was developed with seventeen science teachers in the teachers' education process that had eight meetings, lasting one hour each. Data were collected through a questionnaire built on Google Forms. Among the challenges identified, the lack of pedagogical support, the need to carry out planning and encourage dialogue stand out.

Author Biographies

João Justino Barbosa, da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sou licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especialista em metodologia do Ensino de Química pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX) e Mestre em Ensino das Ciências, título fornecido pelo Programa de Pós Graduação no Ensino das Ciências e da Matemática (PPGEC -UFRPE) e Doutorando pelo mesmo programa de pesquisa. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores (GHIFOP-UFRRPE). Desenvolvedor de pesquisas que estudam a relação entre Transdisciplinaridade, Complexidade e Dialogicidade na Formação Continuada de Professores das Ciências da Natureza e Matemática, atualmente Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq - Nível A, corroborando com o projeto de extensão intitulado a Sequência Didática Interativa no ensino de Ciências, contribuindo com a formação continuada de professores de Ciências atuantes na educação básica. Um dos criadores da Sequência Didática Interativa Virtual (SDI Virtu@l). Atualmente professor efetivo da educação básica, lecionando a disciplina de Química no Instituto de Educação da Paraíba, instituição de ensino vinculada ao Governo do estado. Atuando também na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro José Américo de Almeida, na qual leciona Ciências para o ensino fundamental e a educação de Jovens e Adultos. Professor Colaborador do Programa Institucional de Bolsa e de Iniciação à Docência -PIBID/UFPB, durante o 1º semestre de 2014 até o 1º semestre de 2017.

Andressa Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestra e doutoranda em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PPGEC-UFRPE; Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO-UFRPE, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores - inicial e continuada, Educação Ambiental, Avaliação da Aprendizagem e Prática Pedagógica; Membro da Cátedra Paulo Freire Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Venho atuando na formação continuada de professores, trabalhando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Editora gerente da Mandacaru: Revista de Ensino das Ciências e Matemática. Membro do Conselho Editorial da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco Licenciatura em FILOSOFIA pela UFCE - Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP- Mestrado em Educação pela UFPE PhD em Educação pela Université de Sherbrooke - Canadá. Ex-Diretora do Departamento de Educação da UFRPE ex-Coordenadora do Projeto bilateral Brasil-Canadá em Cooperativismo e Desenvolvimento Local. Ex-aluna de Paulo Freire e autora de vários livros e artigos científicos. É autora de duas metodologias ativas, a Metodologia Interativa e a Sequencia Didática Interativa (SDI), que têm como carro-chefe o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Trabalha a linha de pesquisa Formação de Professores, priorizando a Dialogicidade de Paulo Freire, a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e o paradigma da complexidade de Edgar Morin. Entre suas obras publicadas, destacam-se: Como fazer pesquisa qualitativa e Sequencia Didática Interativa no Processo de Formação de professores; ambos publicados pela Editora Vozes. Professora Sênior da UFRPE e professora do quadro permanente do PPGEC e da RENOEN-Polo UFRPE. Líder do grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores-UFRPE/CNPq e Coordenadora do seguimento pesquisa da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

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Published

2023-12-30

How to Cite

BARBOSA, João Justino; SANTOS, Andressa Rodrigues dos; ARAÚJO, Monica Lopes Folena; OLIVEIRA, Maria Marly de. CHALLENGES IN USING THE INTERACTIVE TEACHING SEQUENCE BY SCIENCE TEACHERS. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23010, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17972. Acesso em: 11 may. 2024.