REFLEXIONES TEÓRICAS SOBRE LA DIDÁCTICA PROFESIONAL PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17739

Palabras clave:

Didáctica Profesional, Educación Matemática, Formación de profesores, Formación del Profesor que enseña matemáticas, Buscar, Desarrollo profesional

Resumen

Este artículo aborda la vertiente francesa de la Didáctica Profesional (PD) y la Formación del Profesorado (FP), con el objetivo de presentar reflexiones teóricas, a partir de investigaciones posdoctorales, para la Formación del Profesorado de Matemáticas (ForPEM). A finales de los años 90, surgió en Francia la Didáctica Profesional con el objetivo de comprender el desarrollo profesional a la luz del entorno laboral y de la formación. Los estudios sobre Formación Docente, objeto de amplios debates de reformulación, cuentan con un marco teórico a nivel nacional e internacional. Se hace énfasis en reconocer la Formación de Profesores de Matemática como un elemento fundamental para la Educación Matemática. Para ello se realizó una revisión bibliográfica no exhaustiva que fundamente las posibilidades de investigación para el área. Se considera relevante, como aporte, ampliar la discusión con el fin de incentivar y estimular investigaciones que puedan fortalecer el área de la Educación Matemática de manera específica en la Formación de Profesores que Enseñan Matemáticas.

Biografía del autor/a

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Colegiado de Matemática, Departamento de Educação, Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pos doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus VIII, Colegiado de Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Ceará, Fortaleza, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). 

Citas

ALVES, F. R. V. sobre o trabalho e a aprendizagem do professor: uma contribuição da vertente francesa de didática profissional. Trabalho & Educação, v.30, n. 2, p. 81-101, maio-ago., 2021. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.21893

ALVES, F. R. V. Didática da Matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica e cognitiva. Interfaces da Educação, v. 7, n. 21, p. 131-150, 2016. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1259

ALVES, F. R. V. A vertente francesa de estudos da didática profissional: implicações para a atividade do professor de matemática. Vidya, v. 39, n. 1, p. 255-275, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2459. Acesso em: 27 dez. 2023.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Formação de Professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dezembro. 2010

CHEVALLARD, Y. et.al. Advances in the Anthropological Theory of the Didactic. https://doi.org/10.1007/978-3-030-76791-4

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Trad. Cláudia Gilman. Buenos Aires: Aique, 1998

CRUZ, W W; BARBOSA, A T. Ser professor de matemática: narrativas autobiográficas no período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 111–119, 2021. https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11933 .

FALZON, P. (ed). Constructive ergonomics. CRC, France, 2015.

FAVERGE, J.-M. Analyse et structure du travail. Bulletin du Centre d’Études et de Recherches Psychotechniques (CERP), nº1, janvier-juin, 1952

FERRY, G. El Trayecto de la Formación. Madrid: Paidós, 1991

GARCIA, M. Aprender a enseñar para la Sociedad del Conocimiento. Revista Complutense de Educación, 12(2), 531. 2001. Disponível em: file:///C:/Users/dails/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP-CMNIBVH)/Downloads/ecob,+RCED0101220531A.PDF.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

GARCIA. M. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/29247/Desenvolvimento_profissional_docente.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 dez. 2023.

GARCIA, M. Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

HONORÉ, B. Para uma Teoria de la Formción. Madrid: Narcea, 1980

LEMONIE, Y; CHASSAING, K. From the adaptation of movement to the development of gesture. In: FALZON, P. (ed) Constructive ergonomics. CRC, France, 2015.

MACEDO, S da S. Um estudo aplicado de paralelismo e ângulos por meio do google meet. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103–110, 2021. https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11745

MAYEN, P, OLRY, P & PASTRÉ, P. L’ingénierie didactique professionnelle. In: Carré, P. & Caspar, P. Traité des sciences et des techniques de la Formation - 4e édition. Paris: Dunod. P. 1 – 12, 2017

MEDINA, A. DOMINGUEZ, C. La Formación del Profesorado em uma Sociedade Tecnológica. Madrid: Cincel, 1989

NOVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1999

PASTRÉ, P. A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2017, v. 98, n. 250, pp. 624-637. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3368

PASTRÉ, P.; MAYEN, P. & VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie. v. 154, nº 1, p. 1 – 55, 2006. Disponível em: https://journals.openedition.org/rfp/157 . Acesso em: 24 de junho de 2023.

PASTRÉ, P.; MAYEN, P. & VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie. v. 154, nº 1, p. 1 – 55, 2006. Disponível em: https://journals.openedition.org/rfp/157 . Acesso em: 25 de junho de 2023.

PERAYA, D. & PELTIER, C. Ingénierie pédagogique: vingt fois sur le métier remettons notre ouvrage. Débat et Discussion. v. 29, nº 4, p. 1 – 26, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/dms/4817 . Acesso em: 25 de junho de 2020.

ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Rev Bras Educ [Internet]. Jan;12(34):94–103. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008

SCHWAB, J. J. Structure of the disciplines: meanings and significances. In: FORD, G.W.; PUGNO, L. The structure of knowledge and the curriculum. Chicago: Rand McNally & Company, 1964. p. 6-30.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

SANTOS, Marluce Alves dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. REFLEXIONES TEÓRICAS SOBRE LA DIDÁCTICA PROFESIONAL PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23009, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17739. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17739. Acesso em: 13 may. 2024.