Esta es un versión antigua publicada el 2022-07-28. Consulte la versión más reciente.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Dificuldades e possibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14679

Palabras clave:

Pandemia, Análise de Discurso, Leitura

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades do ensino de Biologia, em tempos de pandemia da Covid-19, por meio da produção e utilização das Histórias em Quadrinhos. Para coleta de dados, os estudantes produziram História em Quadrinhos (HQ) sobre a pandemia da Covid-19 e, responderam questionário com questões abertas e fechadas. Adotamos como referencial teórico e metodológico a Análise de discurso, mobilizando dispositivos analíticos como leitura, interdiscurso e mecanismo da antecipação. Os resultados demonstram que é possível ensinar e aprender conhecimentos relativos às ciências biológicas utilizando HQs. Partindo de que as aulas remotas têm se apresentado geralmente de forma bastante enfadonha e desinteressante, consideramos que as HQ, produzidas pelo Pixton, foi uma alternativa possível para o ensino de conceitos científicos conectados com as situações cotidianas que os educandos vivenciam.

Publicado

2022-07-28

Versiones

Cómo citar

PIRES RODRIGUES, Dayane; BARBOSA, Alessandro Tomaz. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: Dificuldades e possibilidades. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 59–69, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.14679. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14679. Acesso em: 18 may. 2024.