SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA:

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Walter Walentino Cruz UFT-Universidade federal do Tocantins
  • Alessandro Tomaz Barbosa Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11933

Palavras-chave:

COVID-19; Ensino remoto; Colonialidade; Ferramentas digitais Aprendizagem;.

Resumo

O presente artigo objetivou refletir e discutir o meu percurso enquanto professor de matemática no atual período de pandemia da COVID-19, apontando as dificuldades e os desafios encontrados na utilização de ferramentas virtuais nas aulas remotas. O relato de expriência apresentado neste texto aproxima-se de uma narrativa autobiográfica (memórias), pois busco resgatar minha experiência como professor de matemática da Educação Básica em meio a pandemia da COVID-19. As reflexões sobre a utilização desses meios virtuais tomaram como base a aprendizagem matemática dos alunos na perspectiva freireana aliada aos pressupostos da Etnomatemática. Entre as ferramentas virtuais utilizadas, destaco neste relato de experiência o Google Sala de Aula, o Google Meet, o WhatsApp e a Plataforma Palmas Home School. A partir deste relato, concluo que, para construir uma educação que realmente coloque o aluno como protagonista no processo de transformação social, faz-se necessário ainda avançar nos métodos disponíveis para a aplicação desses recursos virtuais.

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Publicado

2021-07-17

Como Citar

CRUZ, Walter Walentino; BARBOSA, Alessandro Tomaz. SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA: : NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 111–119, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11933. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11933. Acesso em: 3 maio. 2024.