Esta es un versión antigua publicada el 2022-07-28. Consulte la versión más reciente.

CONTEXTO Y DESARROLLO DE UN CURSO DE EXTENSIÓN ENFOCADO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12873

Palabras clave:

Formação continuada de professores, Educação Remota, Ensino de Ciências

Resumen

Neste ensaio, mobilizamos um relato de experiência costurado a uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, que atenta para um curso de formação continuada/permanente: ‘Atualização curricular e formação continuada para professores de ciências na educação básica - ano 02’, voltado para professores e professoras de Ciências da Natureza, no contexto da pandemia ocasionada pelo Coronavírus 2019. O relato atenta para aspectos atrelados ao processo de formação continuada/permanente e experimenta a educação remota em um curso de extensão (síncrono/assíncrono), aberto a múltiplos horizontes para pensar o Ensino de Ciências da Natureza. Resulta dessa experimentação a constituição de uma rede de pensamento coletivo, calcada no acolhimento e no espaço de conversação, reiterando a importância da experiência formativa, no que tange o desenvolvimento de compartilhamentos que levam em conta a complexidade da docência em Ciências da Natureza, bem como da necessidade de um aguçamento da sensibilidade e alteridade em formações docentes.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-28

Versiones

Cómo citar

CHAVES, Taniamara Vizzotto; MONTEIRO RIGUE, Fernanda. CONTEXTO Y DESARROLLO DE UN CURSO DE EXTENSIÓN ENFOCADO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 04–17, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.12873. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12873. Acesso em: 16 may. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.