MAPPING OF SCIENTIFIC PRODUCTION ON THE PEDAGÓGICAL RESIDENCY IN THE FEDERATED NETWORK OF INSTITUTIONAL REPOSITORIES OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS LA REFERENCIA

Authors

Keywords:

Formación Docente, Posgraduación, Residencia Pedagógica, Producción científica, La Referencia

Abstract

This work had the general objective of mapping the scientific about the pedagogical residency in the federated network of institutional repositories of scientific publications La Referencia, from 2018 to 2021. The specific objectives are: to know which Postgraduate programs and Institutions have publications on the subject; investigate articles and the total number of publications, and identify the most frequent keywords and the year of publication or defense. This is an exploratory and quantitative study, of a descriptive nature, as it analyzes, aims and describes the singularities of works on the subject in question. 16 articles and 6 dissertations were recovered, totaling 22 constituent documents of the corpus, indicating that the researched theme is little explored. It is noteworthy that the scientific production found was concentrated in the states of Paraíba and São Paulo. Bearing in mind the importance and scope of the Pedagogical Residency in the training process of graduates, the need to intensify research on the subject is evident.

Author Biographies

Camila Salgado Lemke, Pesquisadora independente. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2023). Especialista em Tecnologias Educacionais na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Campus Pelotas Visconde da Graça (2023). Graduada no Curso de Licenciatura (2021) e Bacharelado (2022) em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa do grupo de pesquisa Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino e Educação- REPEE. Atualmente desenvolve estudos relacionados a formação inicial de professores e o ensino de Ciências no âmbito dos cursos de Licenciatura pertencetes as áreas da Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui experiência como bolsista na área do ensino na educação básica (PIBID 2018-2020), atuou como voluntária no Programa de Residência Pedagógica (2020-2021) da UFPEL. Foi bolsista no Projeto de Ensino: Recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia (2019-2020), atuando na construção e aplicação de metodologias, estratégias e recursos didáticos inovadores e que promovam o protagonismo docente. Participou como tutora/bolsista do curso: Atendimento Educacional Especializado: em tempos de pandemia (2020). Desenvolveu atividades com foco na Educação Ambiental formal, junto ao Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestres da UFPEL (NURFS/CETAS), onde desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso, investigando a Educação Ambiental fundamentada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPel.

Januza Fontes Vasconcelos, Federal de Santa Maria Grande (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em que também é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM (GEPETER). Graduada nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Atualmente desenvolvendo pesquisas na área de Inovação Educacional, Tecnologias Educacionais e abordagem STEAM para o Ensino de Ciências.

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br). CV: http://lattes.cnpq.br/2480208555392243 EXIT - https://www.directorioexit.info/ficha3023

References

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de RP. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

DETONI, H. DA CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A; DOS REIS DETONI, H. Um mapeamento de pesquisas em ensino de física sobre gêneros e sexualidades. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 186-202, 2022. https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14878

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas" estado da arte". Educação & sociedade, v. 23, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun.2021.

FLORES, M. A; DAY, C. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: A multi-perspective study. Teaching and teacher education, v. 22, n. 2, p. 219-232, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LOUGHRAN, J. J. A construção do conhecimento e o aprender a ensinar sobre o ensino. In: Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Edições Pedago, Lda., 2009. p. 17-37.

PACHECO, J. A; FLORES, M. A. O processo formativo do professor. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

SEVERINO, A. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

Published

2023-12-29

How to Cite

LEMKE, Camila Salgado; VASCONCELOS, Januza Fontes; MIRANDA, Angélica Conceição Dias. MAPPING OF SCIENTIFIC PRODUCTION ON THE PEDAGÓGICAL RESIDENCY IN THE FEDERATED NETWORK OF INSTITUTIONAL REPOSITORIES OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS LA REFERENCIA. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23018, 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17859. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades