CICLO DE MOMENTOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID NA UFT E UFNT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.18070

Palavras-chave:

Formação de professores, PIBID, Licenciatura em Matemática, Tocantins, Educação Matemática Tocantinense

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de inserção de licenciandos em Matemática no contexto escolar. A questão de pesquisa é: Que sentidos/significados foram produzidos pelos licenciandos em relação às ações realizadas durante sua participação no PIBID? Tem como objetivo apresentar reflexões sobre os sentidos/significados que os pibidianos produziram em relação aos momentos formativos do subprojeto do PIBID - Licenciaturas em Matemática - da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizamos um questionário com seis perguntas abertas como instrumento de produção de informações (coleta de dados) e este foi respondido por 34 pibidianos por meio da ferramenta digital google form. Estabelecemos o seguinte eixo analítico: Ciclo de momentos formativos na formação inicial de professores de Matemática no âmbito do PIBID. Para interpretar as informações, realizamos uma análise descritiva, interpretativa e analítica das respostas do questionário. Os resultados apontam que a inserção dos pibidianos no contexto escolar foi conduzida de maneira sistemática e reflexiva, como processo de integração, de profissional e pessoal, contribuindo para a constituição de uma identidade profissional própria da docência na educação básica.

Biografia do Autor

Adriano Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Doutorado em Educação (Tese defendida em fevereiro/2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Matemática (Dissertação defendida em março/2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, UNESP - Rio Claro. Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNESP - São José do Rio Preto em 2001. Atuei como professor da Educação Básica de 2002 à 2009: professor efetivo na EE Prof. Marcelo de Mesquita na cidade de Ipeúna-SP de agosto/2004 a julho/2009. Desde julho/2009, atuo como professor na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Universitário de Araguaína, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática. Temáticas de estudo e pesquisa: formação de professores que ensinam matemática, ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática, teorias de currículo (perspectiva pós-estruturalista), estudos foucaultianos (sujeito, práticas discursivas, relações de poder-saber).

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Janete Aparecida Klein, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Graduação em Licenciatura de Ciências Plena: habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ (1999). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI (2006). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2023). Atuou como professora de Matemática na Educação Básica por 12 anos. Professora Adjunta III, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Arraias. Ministra disciplinas nas áreas de Educação e Educação Matemática. Orienta pesquisas nas linhas de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Matemática. Foi Diretora de Extensão da UFT (2015-2016) e coordenou projetos e eventos como o Aprendendo Matemática, o Programa de Acesso Democrático à Universidade (PADU 2016), Ciclo de Oficinas de Matemática (2014 - 2018), Seminário de Estágio (2022, 2023). Participou como formadora do Programa de Aperfeiçoamento de Professores (PAR, 2011) e como coordenadora adjunta do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/TO, 2014, 2015 e 2016). É avaliadora ad hoc de projetos de extensão e pesquisa e integra o Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática - GPPEM da Unesp/Bauru e GEPEMFOR/UFT, Arraias. Atualmente desenvolve atividade de tutoria no curso de extensão Serviço de Atendimento Educacional Especializado com recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação Digital (SAEE-TIDC) e integra o Núcleo Docente Estruturante do curso Educação Especial Inclusiva, modalidade PARFOR, da Universidade Federal do Tocantins.

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA), com bolsa de estudo do CNPq (2011-2013), participou do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), estudando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um semestre (2011). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2010). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR). Desenvolve pesquisas em epistemologia da matemática, história da matemática e formação de professores.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 4 reimp. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Parte II, p. 109-203.

BORBA, M. C. ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BELTRÃO, I. do S. L.; KALHIL, J. B.; BARBOSA, I. dos S. PIBID Matemática: contribuições para a formação docente. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 78–93, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 10, p. 699-712, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5518/4136. Acesso em 21 nov. 2023.

COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de. Um ensaio sobre o conceito de desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Revista REMATEC: Ano 12, n. 26, set.-dez., 2017, p. 129-143. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239. Acesso em 21 nov. 2023.

COSTA, D. E.; MORAES, M. S. F. de; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu. Menos com menos dá menos, menos vezes menos dá mais: problemas de tradução? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 30, p. 209-222, out. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4837/4887. Acesso em 21 nov. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAMEÃO, A. P.; FARIAS, G. dos S.; PEREIRA, P. S. Discussões sobre formação de professores e interdisciplinaridade: o que dizem as resoluções CNE/CP 2/2015 e CNE/CP 2/2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23020, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14343

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 6. ed. São Paulo: Sammus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. A. E.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista. V. 36, 2002, p. 137-160. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098. Acesso em: 25 mai. 2019.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/view/39/34/121. Acesso em 21 nov. 2023.

NACARATO, A. M; LOPES, C. E. Escritas e leituras na educação matemática. 1 ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da identidade profissional de professores que ensinam matemática. Educação. Santa Maria, Santa Maria, v. 45, 2020. https://doi.org/10.5902/198464434406

PEREIRA, G. S.; BARROS, V. P.; XAVIER, R. S.; MARQUES, R. M. S.; SILVA, M. E.; MORAES, M. S. F. Algumas propostas para o ensino de trigonometria através do uso de materiais concretos e jogos. In: AIRES, B. F. C.; FREIRE, J. S. E.; BISPO, M. O.; PADOVAN, R. C.; SILVA, V. L. A. G. (Org.). Contribuições do PIBID-Universidade Federal do Tocantins para a Educação Básica: experiências e práticas pedagógicas. Palmas: Nagô Editora, 2017, v. 1, p. 163-174.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. Selma Garrido Pimenta (Org.). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PONTE, J. P (Org.). Investigações matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

VIEIRA, E. S. P.; OLIVEIRA, S. O trabalho colaborativo do professor supervisor com bolsistas de iniciação à docência. Revista Extensão, v.4, n.4, 2020, pp. 115-122. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4205/2414. Acesso em 21 nov. 2023.

SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, L. C.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 19, n. 2, set. 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p265-290

SANTOS, L. C.; GONÇALVES, T. O.; MELO, E. A. P. de. Conhecimentos profissionais mobilizados na formação inicial do professor que ensina matemática: uma revisão em dissertações e teses. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23008, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14495

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: artmed, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. USA: Basic Books Inc., 1983.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – SBEM. Boletim SBEM. Nº. 21, 2013. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim21.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SBEM. Subsídios para a Discussão de Propostas para os Cursos de Licenciatura em Matemática: Uma contribuição da Sociedade Brasileira de Matemática. São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3. Acesso em: 30 maio 2022.

TREVISAN, A. C. R.; DALCIN, A. Formação interdisciplinar de professores: percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 206–231, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9967

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. São Paulo: FDE — Série Idéias, n.26, 1995.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

FONSECA, Adriano; COSTA, Dailson Evangelista; KLEIN, Janete Aparecida; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. CICLO DE MOMENTOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID NA UFT E UFNT. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23020, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.18070. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/18070. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades