O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE SEUS RESIDENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17840

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Residência Pedagógica

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério da Educação (MEC) desempenha um papel crucial na formação de futuros professores no Brasil. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos residentes do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja sobre a contribuição do PRP, especialmente considerando sua realização durante a pandemia de Covid-19, para suas vidas acadêmicas e profissionais. Além disso, busca-se confrontar essas percepções com os objetivos do programa. Para atingir esse fim, conduziu-se uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa, empregando um questionário composto por seis perguntas, o qual foi aplicado aos oito residentes do programa. Os resultados e discussões evidenciam a importância do PRP para os licenciandos e futuros professores, bem como as convergências e divergências entre as percepções dos residentes e os objetivos do programa.

Biografia do Autor

Mariane Silva dos Anjos, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Formada no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha campus São Borja e Residente no Programa de Residência Pedagógica. Promovi monitorias de "Fundamentos da Matemática Elementar II" para o 2° semestre também do curso de Licenciatura em Matemática no ano de 2019. Participei do Projeto "Formação Continuada Teoria e Prática" no Instituto. Apresentei o artigo "Construção de Ferramentas Didáticas para o Ensino de anos Iniciais da Matemática" no Evento 11° SIEPE em Santana do Livramento/RS.

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade de Taubaté ? SP (2006), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei ? MG (2014), Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2017) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2022). Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de São Borja ? RS, desde 2019, atuando tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Tem experiência na área de Ensino de Matemática atuando na Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática com foco em Metodologias de Ensino e Tendências Educacionais na Área, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

ANJOS, Mariane Silva dos; SILVA, Daniel Fernandes da. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE SEUS RESIDENTES. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23013, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17840. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17840. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades