RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17977

Palavras-chave:

Formação de professores, Residência Pedagógica, Imersão pedagógica, Saberes docentes

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma iniciativa de significativa importância na formação inicial de professores, ao proporcionar situações de vivência e práticas de ensino focadas na docência escolar, na educação básica. Este trabalho trata de uma investigação cujo objetivo central foi delinear o desenvolvimento das ações vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva de 3 (três) professores perceptores que integram o polo José de Alencar, subprojeto Matemática, na cidade de Santarém, estado do Pará. O relato de experiência fundamentado na observação participante, com base nas narrativas dos professores preceptores, foi o fio condutor metodológico, para as informações apresentadas. Os resultados mostram uma relação de equivalência bidirecional entre aprendizagens e ensinamentos formativos, necessários aos residentes, com base nas vivências e ações desenvolvidas em colaboração com os preceptores. Em contraste, identificamos um movimento de ensinamentos e aprendizagens dos residentes aos preceptores, tendo em vista a convivência entre gerações de professores formados e os conhecimentos contemporâneos dos graduandos, adquiridos, por conta dos saberes da academia e da cultura contemporânea mais geral. Concluímos que, em nosso ponto de vista, o desenvolvimento das ações realizadas pelo PRP não é apenas direcionado a formação inicial, más também, ser uma espécie de formação contínua, aos preceptores.

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado em Educação em Rede ? PGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) ? Associação em Rede ? intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, tecnologias educacionais e prática de ensino em matemática.

Aureni Jesus de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Especialista em Educação Matemática, graduada em Matemática - UFPA e Química - UFPA. Atualmente é professora - Secretaria Estadual de Educação - Pará . Tem experiência como professora na área de Matemática para o Ensino Fundamental , Médio e Superior e Física para o Ensino Médio. Já ministrou aulas para curso Superior na áreas de exatas pelas universidades: UNIP, UNIUB e FADIRE.

Aldemisa Jesus de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Mestra em Gestão e Auditorias Ambientais, Graduada em Matemática (UFPA) e Química (UFPA) e graduanda em Física (FAVENI), atualmente sou funcionária efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Pará- SEDUC. Tenho experiência como professora de Matemática para o ensino fundamental , Matemática, Matemática Financeira , Física e Química para ensino médio e EJA. Trabalhei com ensino superior na área de exatas em : UNIP, UNIUBE, ULBRA, UFOPA e pós graduação na EDUCA.

Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), Santarém, Pará, Brasil.

Graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

MAFRA, José Ricardo e Souza; OLIVEIRA, Aureni Jesus de; OLIVEIRA, Aldemisa Jesus de; PEREIRA FILHO, Carlos Roberto Mendonça. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23019, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17977. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17977. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades