DESOBEDIENCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14804

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Perspectivas desobedientes, Formação de professores

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência vivenciado no estágio do mestrado, foi realizado em uma universidade estadual brasileira, junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Teve como objetivo apresentar o planejamento e análises de aulas que foram propostas a partir de uma biologia desobediente. Relatamos a construção do plano de aula e as regências, que ocorreram de forma online, em virtude da pandemia de covid-19. Teve como proposição a temática “Educar para a Diversidade”, a partir de referenciais pós críticos e feministas, como Ane Fausto-Sterling, bell hooks, Donna Haraway e Sueli Carneiro, por meio de situações problemas no ambiente escolar. Foi uma experiencia desafiadora, que deslocou as pessoas envolvidas de seus lugares de conforto e possibilitou novos olhares para o Ensino de Biologia.

Biografia do Autor

Luiz Arthur Feola, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possuo ensino-medio-segundo-grau completo. Possuo graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fiz iniciação científica na área da física, atuei em projetos de extensão na área da educação e coordenou o Cursinho UEPG Popular, no qual atuava como professora responsável pela disciplina de Biologia. Atualmente sou professora da rede estadual de ensino e mestranda do programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPG. Minhas pesquisas partem de minha corpa parcial, possuem escrivivências com perspectivas desobedientes do cistema normativo das Ciências e Biologia.

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cursei Graduação em Ciências Biológicas (2001), Pós-Graduação (especialização) em Ecologia (2003) ambos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, mestrado em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPECEM), da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Hoje sou professora adjunta do departamento de Biologia Geral na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atuo no curso de graduação em Ciências Biológicas licenciatura, na disciplina de estágio curricular supervisionado e como Vice Chefe do Departamento de Ciências Biológicas. Coordenei projetos ligados a formação docente como o PIBID - subprojetos Biologia e o Programa Residência Pedagógica - subprojetos interdisciplinar de Ciências. Sou docente do corpo permanente dos Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Oriento alunos/bolsistas: de Mestrado (PPGECEM - PPGE) e Doutorado (PPGE); Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Sou líder do grupo de estudos e pesquisa em ensino de ciências (GEPEC - gênero, CNPq). Meu olhar para as pesquisas está no âmbito do Ensino de Ciências e Educação a partir de diferentes referenciais teóricos feministas. 

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 19 DE JANEIRO DE 2018. Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares. Brasília, 22 de janeiro de 2018, Seção 1, p. 17. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=81001- rcp001-18-pdf&category_slug=janeiro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 ago. 2022.

CARNEIRO, SUELI. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. 1ª reimpressão. São Paulo: Selo Negro edições, 2011. 190 p.

FAUSTO-TERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu, Campinas, SP, p.9-97, 2001.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 7–41, 1995.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Edição 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. 283 p.

SILVA, Andrersa Ribeiro da. Bell Hooks: por uma pedagogia interseccional. Portal Geledés, set. 2016. Disponível em: https://www.geledes.org.br/bell-hooks-por-uma-pedagogiainterseccional/. Acesso em: 28 ago. 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-30

Como Citar

FEOLA, Luiz Arthur; HEERDT, Bettina. DESOBEDIENCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 352–359, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14804. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14804. Acesso em: 26 abr. 2024.