UM OLHAR SOBRE ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17513

Palavras-chave:

Estágios, Práticas, Formação Inicial, Professor de Matemática

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho analisar o projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática da UFPA, Campus Salinópolis, tendo em vista suas potencialidades no que se refere a integração de estágios e práticas no processo de formação inicial do professor de matemática. Para tanto, discutiu-se sobre a temática, tendo em vista a legislação e apontamentos da literatura. Mediante a análise do PPC do referido curso, foi possível identificar as potencialidades do currículo no que tange à implementação de atividades formativas que evidenciam as práticas e estágios enquanto componentes. Nesse sentido, evidenciou-se que é, principalmente, no Núcleo Profissionalizante do currículo de formação do referido curso, o qual é constituído das dimensões Educação, Matemática, Física e Pesquisa, que se encontram disciplinas, por meio das quais é possível trabalhar sobre o viés da PCC ao longo de todo curso e atrelando-a, também, aos estágios supervisionados e outras atividades curriculares de extensão.

Biografia do Autor

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Universidade Federal do Pará (UFPA), Salinópolis, Pará, Brasil.

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no Ensino Superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Foi membro da Diretoria da SBEM - PA nos triênios 2017- 2020 e 2020 - 2023. Foi professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atualmente, é professora Efetiva da Universidade Federal do Pará (Área: Educação Matemática) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM/UFPA).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. UM OLHAR SOBRE ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23008, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17513. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17513. Acesso em: 28 abr. 2024.