Características agronômicas e resistência de genótipos de feijão comum à mela no sul do estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.sousaPalavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Rhizoctonia solani, Cerrado, terras altasResumo
TO feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é uma cultura que teve seu cultivo disseminado por todo o mundo, sendo importante componente da alimentação de diversos países. No Brasil é cultivado em todos os estados e em diferentes épocas, porém, a produtividade no estado do Tocantins na época das “águas” têm sido baixa devido principalmente à alta incidência de doenças como a mela. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho avaliar as características agronômicas e a resistência de genótipos de feijão comum a mela. O estudo foi conduzido na área Experimental da Universidade Federal do Tocantins, no município de Gurupi na safra 2011/2012. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso com três repetições e 14 genótipos. Foram avaliadas as características: diâmetro do colmo, altura da planta, altura da inserção da primeira vagem, número de vagem por planta, número de grãos por vagem, massa de cem grãos, produtividade de grãos e severidade da mela. As condições climáticas favoreceram o desenvolvimento e a maior severidade da mela no feijoeiro, onde mesmo assim, foi constatada variabilidade genética entre os genótipos quanto à resistência a esta doença. As linhagens CNFP-10762 e CNFP10794 se destacaram por apresentarem menor suscetibilidade a mela e maiores produtividades de grãos.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).