Fitotoxicidade de óleos essenciais em plantas de melancia, feijão e arroz
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.brumPalavras-chave:
Plantas medicinais, injúrias, Citrullus lanatus, Phaseolus vulgaris, Oryza sativaResumo
Objetivou-se avaliar a ação dos óleos essenciais de citronela (Cymbopogon nardus), capim-limão (Cymbopogon citratus), erva-cidreira (Lippia alba) e hortelã-pimenta (Mentha piperita) sobre plantas de melancia (Citrullus lanatus), feijão-carioca (Phaseolus vulgaris) e arroz (Oryza sativa). Para cada cultura foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com quatro repetições, em que os fatores foram quatro tipos de óleos essenciais e quatro concentrações dos óleos (0,5; 1; 2; e 4%). Dezoito dias após o plantio, as plantas foram pulverizadas com as soluções dos óleos essenciais, e 24 horas depois foi feita a avaliação de fitotoxicidade utilizando-se a escala de notas de zero (0) (ausência de fitotoxicidade) a 100 (100%) (murcha total da planta). A concentração de 2% dos óleos essenciais avaliados foi fitotóxica para as três espécies de plantas. Em plântulas de melancia o óleo de capim-limão foi o mais fitotóxico, onde nas concentrações de 2 e 4% apresentou toxicidade de 68,75 e 75%, respectivamente. O feijão foi o menos sensível aos óleos essenciais, apresentando 50% de fitotoxicidade quando submetido aos óleos de citronela e capim-limão a 4%. Ocorreu murcha e ressecamento das plantas de arroz sob 4% dos óleos de hortelã-pimenta e citronela.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).