Levantamento e uso de plantas medicinais do cerrado tocantinense para o controle alternativo de fitopatógenos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v7n3.barros

Palavras-chave:

óleos essenciais, fungos fitopatogênicos, controle biológico, mancha de bipolares

Resumo

A cultura do milho e feijão é destaque no Brasil e Tocantins. Entretanto, doenças tem influenciado na perda de produtividade dessas cultivares. Logo, o presente estudo objetivou, fazer um levantamento das plantas medicinais do cerrado tocantinense e avaliar o potencial fungitóxico de óleos essenciais destas plantas, com vistas ao controle alternativo de fitopatógenos em milho e feijão caupi. Foram registradas e selecionadas 20 espécies de plantas utilizadas na medicina popular no Município de Peixe, TO. O fungo isolado do milho foi o B. maydis e do feijão caupi o fungo R. solani, ambos cultivados em meio BDA (Batata, Dextrose, Ágar), a 25 ± 2ºC em fotoperíodo de 12 horas, sob luz fluorescente. As espécies promissoras na produção de óleo foram, Buriti (M. flexuosa), Copaíba (Clangsdorfii Desf), Eucalipto (E. globulus), Sucupira branca (P. emargitatus), e Pequi (C. brasilense).  Os bioensaios in vitro com os óleos essenciais foram montados em triplicatas nas concentrações (1.250, 2.500, 5.000, 10.000 e 50.000 µg mL-1) e as placas foram incubadas a 25°C e avaliadas por 10 dias. Água destilada esterilizada foi usada como testemunha absoluta. Para o patógeno do feijão, não houve inibição in vitro. O óleo de copaíba nas concentrações 5.000, 10.000 e 50.000 µL mL-1 mostraram-se eficientes no controle da doença em plantas de milho quando aplicado de forma preventiva, sendo menor que a testemunha relativa. Portanto, o óleo deve ser utilizado contra outros fitopatógenos, a fim de observar a sua eficiência no controle de outras doenças

Biografia do Autor

Alessandra Macedo Barros, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente, é graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Gurupi. Exerceu atividade de Iniciação Científica PIVIC (2016-2017) avaliando a Utilização de fungos endofíticos de sucupira branca no controle alternativo do mal-do-panamá na cultura da banana e modelagem matemática do progresso da doença.  Em 2017-2018 desenvolveu o Projeto de Iniciação científica com o apoio do PIBIC/CNPq, avaliando a Utilização da farinha de noni no controle alternativo de Rhizoctonia solani em soja. E no período de 2018-2019, ainda com o auxilio do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) desenvolveu o trabalho, Levantamento e uso de substâncias ativas de plantas medicinais oriundas do cerrado tocantinense com vistas ao controle alternativo de fitopatógenos.

Talita Pereira de Souza Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Campus Gurupi no curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: atividade fungistática, extratos vegetais, plantas medicinais, fungos endofíticos, óleos essenciais, bioprospecção de novos produtos e controle alternativo de pragas.

Dalmarcia de Souza Carlos Mourão, Universidade Federal do Tocantins

Mestra e Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Atualmente é Técnica em Laboratório da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia.

Raimundo Wagner de Souza Aguiar, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2 - CA 94 - Programa de Tecnologia e Inovação para Agropecuária. É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Tocantins (2000), mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente e professor Associado II da UFT-Gurupi e pertence ao quadro de professores dos cursos de Pós-graduação de Produção Vegetal (Conceito 5 da CAPES), Mestrado em Biotecnologia (do qual é o atual Coordenador). Faz parte do colegiado de orientadores do programa de doutorado da BIONORTE (Rede de Biodiversidade e Biotecnologia) da Região Norte. Desenvolve Trabalhos com ênfase em Microbiologia (Expressão gênica Bacillus thuringiensis), e bioprospecção de plantas com atividade fungioestática e inseticida. Atua principalmente nos seguintes temas: Controle biológico de insetos pragas e vetores.

Gil Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Nasceu em 1966, na cidade de Areia, Estado da Paraíba, Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor Associado IV, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioprospecção e utilização de plantas com potencial de uso no controle alternativo de doenças e pragas por meio de extratos vegetais, óleos essenciais e Controle biológico; Epidemiologia e Manejo Integrado de Doenças em plantas. É lider do Grupo de Pesquisa CNPq: Defesa de Plantas Cultivadas no Estado do Tocantins, criado desde 2005. Recebeu pela CAPES, "Menção Honrosa" no concurso nacional "Prêmio Capes de Teses", no ano de 2006, com o trabalho de sua tese de doutorado " Biologia, Epidemiologia e Manejo do Crestamento Gomoso do Caule da Melancia, causado por Didymella bryoniae". Já publicou até a presente data 198 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, cinco livros e 14 capítulos de livros. Em 2015, Recebeu pela UFT o Prêmio Hilton Japiassu de excelência em Pesquisa-categoria Pesquisador Sênior; Em 2015, recebeu "Moções de Aplausos" pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins pelo reconhecimento das contribuições de pesquisas no estado do Tocantins. No período de junho de 2006 a julho de 2014 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT, iniciando com o curso de mestrado, conceito 4 e posteriormente aprovando junto à CAPES, o doutorado em Produção Vegetal, o qual, atualmente ascendeu ao conceito 5. É professor permanente em três programas de Pós-graduação, sendo: Produção Vegetal, PPG-Bionorte, Ciências Florestais e Ambientais. Foi Diretor do Campus de Gurupi, da UFT, por quatro anos, onde na sua gestão foram construídos e inaugurados vários laboratórios para aulas e pesquisas nas áreas de Agronomia, Biotecnologia, Ciências Florestais e Química Ambiental. Foi membro, por 8 anos, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, e por 4 anos, do Conselho Superior da UFT. É bolsista em produtividade do CNPq, desde outubro de 2009 até a presente data. É membro do Comitê PIBIC, na Área de Ciências Agrárias, desde 2009. Revisor de projetos da (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Editor de seção das revistas: Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Agrária), Revista Desafios e Journal of Biotechnology and Biodiversity.

Referências

ADAMS, R.P. et al. Identification of essential oil components by gas chromatography/mass spectrometry. Carol Stream, IL: Allured publishing corporation, 2007.

ALBERTAS, E.P.D.; THOMAZ, L.D.; ANDRADE, M.A. Plantas medicinais e seus usos na comunidade da Barra do Jucu, Vila Velha, ES. Revista Brasileira de Plantas Medici-nais, v.12, n.3, p.250–260, 2010.

ALBERTO, P.S.; SILVA F.G.; CABRAL J.S.R.; SALES J.F.; PEREIRA F.D. Métodos para superação da dormência de sementes de murici (Byrsonima verbascifolia Rico). Se-mina: Ciências Agrárias, v32, n3, p.1015, 2011.

http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1014

ALBUQUERQUE, U.P.; LUCENA, R.F.P.; CUNHA, L.V.F.C. Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. Li-vro Rápido/NUPEEA, Recife, p.19, 2004.

ALMEIDA, S.E.S.; SILVA, P.O.; MENINO, G.C.O.; SIL-VA, F.G. Fenologia de Hancornia speciosa gomes (Apo-cynaceae) em montes claros de Goiás, Brasil. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.15, n.27, p.8, 2018.

http://dx.doi.org/10.18677/EnciBio_2018A91

ARAÚJO, A.C.; TOLEDO, E.D.; SOARES, W.R.O. Produ-tos alternativos no controle de Colletotrichum spp. isolados de manga e banana. Multidisciplinary Journal. v.5, n.3, 2018.

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i3.p104-112

ANACLETO, A.; CABRAL, A.C.F.B.; FRANCO, L.S. Manual de horticultura orgânica. Curitiba: do produtor ao consumidor. Paranaguá, 2017.

AQUINO, L.P.; FERRUA, F.Q.; BORGES, S.V.; ANTO-NIASSI, R.; CORREA, J.L.G.; CIRILLO, M.A. Influence of pequi drying (Caryocar brasiliense Camb.) on the quality of the oil extracted. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v.29. n.2, p.354-354, abr.-jun. 2009.

ARAGÃO, A.J.M.; MANESCHY, M.C.A. Análise da parti-cipação dos quilombolas na extração de óleo resina de copa-íba em área de mineração no alto rio Trombetas, Oriximi-ná/Pará. - Instituto Tecnológico Vale. Dissertação (Mestrado Profissional Uso Sustentável de Recursos Naturais em Re-giões Tropicais) 2016.

BARNETT, H.C.; HUNTER, B.B. Illustrated genera of im-perfect fungi. 3.ed. Mineapolis: Burgess Publishing. p.241, 1972.

BEM, C.A.V.; COSTA, I.F.D. Avaliação de cultivares de soja (Glycine mas (L.) Merril) quanto à tolerância à Rhizoctonia solani. Programa de Pós-Graduação em Agronomia, 2015.

CARNEIRO, M.S.; SILVEIRA, A.P.; GOMES, V.S. Comu-nidade rural e escolar na valorização do conhecimento sobre plantas medicinais. Biotemas, v.29, p.89-99, junho de 2016.

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p89

CAVALCANTE, J.W.; CAVALCANTE, V.M.G.; BIESKI, I.G.C. Conhecimento tradicional e etnofarmacológico da planta medicinal copaiba (Copaifera langsdorffii Desf.). Bi-odiversidade, v.16, n.2, p123, 2017.

Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Monito-ramento agrícola. Acomp. safra bras. grãos, v.5 Safra 2017/18 - Quarto levantamento, Brasília, p.1-132 Janeiro 2018.

COUTINHO, D.F.; TRAVASSOS, L.M.A.; AMARAL, F.M.M. Estudo etnobotânico de plantas medicinais utiliza-das em comunidades indígenas no estado do Maranhão – Brasil. Visão Acadêmica, Curitiba, v.3, n.1, p.7-12, 2002.

DA COSTA, R.V.; DA SILVA, D.D.; COTA, L.V. Mancha-de-Bipolaris-do-Milho. Embrapa Milho e Sorgo-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2014.

ELLIS, M.B. Hifomicetos demáceos. Hifomicetos demáceos. Commonwealth Mycological Institute, London, 1971.

FAOSTAT. Crops. Disponível em: http://www.fao.org/faostat/QC. Acesso em: 29 mai. 2018.

FERREIRA, T.P.S. et al. Efeito do óleo essencial de alecrim pimenta no controle de Curvularia em milho. In: Embrapa Milho e Sorgo-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: Congresso Nacional De Milho E Sorgo, 30.; Simpósio So-bre Lepdópteros Comuns A Milho, Soja E Algodão, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abas-tecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Asso-ciação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014., 2014.

FERREIRA, P.M.P.; LOTUFO, L.V.C.; MORAES, M.O.; BARROS, F.W.A.; MARTINS, A.M.A.; CAVALHEIRO, A.J.; BOLZANI, V.S.; SANTOS, A.G.; PESSOA, C. Folk uses and pharmacological properties of Casearia sylvestris: a medicinal review. An Acad Bras Cienc. may 19, 2011.

http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652011005000040

FERREIRA, M.G.R.; COSTA, C.J.; PINHEIRO, C.U.B.; SOUZA, E.R.B.; CARVALHO, C.O. Mauritia flexuosa Buriti. Flora do Brasil, 2017.

FERREIRA, S.B.; DANTAS, I.C.; CATÃO, R.M.R. Avalia-ção da atividade antimicrobiana do óleo essencial de sucupi-ra (Pterodon emarginatus Vogel). Rev. Bras, v.16, n.2, p.225-230, 2014.

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-05722014000200009

FIGUEIREDO, A.C.; PEDRO, L.G.; BARROSO, J.G. Plan-tas aromáticas e medicinais - óleos essenciais e voláteis. Rev. APH, 2014.

LAMEIRA, O.A.; LAMEIRA, C.N.; DE OLIVEIRA, E.C.P. Atividade do óleo de copaíba em três espécies fitopatógenas. In: Embrapa Amazônia Oriental-Artigo em anais de con-gresso (ALICE). In: Congresso Brasileiro De Plantas Olea-ginosas, Óleos, Gorduras E Biodiesel, 6., 2009, Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009.

LIMA, A.R.A.; HECK, R.M.; VASCONCELOS, M.K.P.; BARBIERI, R.L. Ações de mulheres agricultoras no cuida-do familiar: uso de plantas medicinais no sul do Brasil. Tex-to & contexto - enfermagem. Florianópolis, v.23, n.2, p.365-372, 2014.

http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014004080012

LIMA, F.V.; FILHO, V.C.; YUNES, R.A. Estudo fitoquími-co e farmacológico de Protium kleinii (burseraceae). Pro-grama de Pós-Graduação em Química, junho de 2001.

MACHADO, R.M.A. et al. Avaliação de óleos essenciais sobre o crescimento in vitro do fungo Colletotrichum gloeosporioides. Biológicas & Saúde, v.3, n.8, 26 de março 2013.

MAIA, F.G.M.; ARMESTO, C.; ZANCAN, W.L.A.; MAIA, J.B.; ABREU, M.S. Efeito da temperatura no crescimento micelial, produção e germinação de conídios de Colleto-trichum spp. isolados de mangueira com sintomas de an-tracnose. Bioscience Journal, v.27, n.2, p.205-210, 2011.

MENDES, L.A.S.; PIRES, E.F.; MENESES, M.E.N.S.; BEHLING, H. Vegetational changes during the last millen-nium inferred from a palynological record from the Bananal Island, Tocantins, Brazil. Acta Amazonica. vol. 45(2) p. 215 – 230, 2015.

http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201402265

MIRANDA, R.A.O. Medicinal plants in the ethnobotanical context in traditional community. chapada dos guimarães, mato grosso – Brazil. Biodiversidade - v.17, n.1, p.40. 2018.

MORAIS, L.A.S. Óleos essenciais no controle fitossanitário. Embrapa Meio Ambiente. Biocontrole de doenças de plan-tas: uso e perspectivas, 2009.

MOSTARDEIRO, C.P. et al. Avaliação das propriedades farmacológicas e farmacogenéticas do extrato e frações da planta Pavonia xanthogloea (Malvaceae). Tese de Doutora-do. Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

NUNES, J.D.; MACIEL, M.V. Vocational information about the importance of nursing care in the use of medicinal plants: Revista Fitos, Rio de Janeiro, v.10, p.375-547, Out-Dez 2016.

http://dx.doi.org/10.5935/2446-4775.20160037

OLIVEIRA, J.S.B.; ESTRADA, K.R.F.S.; BONATO, C.M.; CARNEIRO, S.M.T.P.G. Homeopathy with essential oils in the germination of spores and induction of phytoalexins. Revista Ciência Agronômica, v.48, n.1, p.208-215, jan-mar, 2017.

http://dx.doi.org/10.5935/1806-6690.20170024

OLIVEIRA, G.R.; LIMA, C.B.; CAFÉ, M.B.; MOREIRA, J.S.; OLIVEIRA, E.M.; RACANICCI, A.M.C. Dietary supplementation with plant oils from copaíba (Copaifera langsdorffii) and sucupira (Pterodon emarginatus): quality of physical aspects of eggs stored under different tempera-tures. Ciênc. Anim. Bras. v.19, July 30, 2018.

http://dx.doi.org/10.1590/1809-6891v19e-41508

PEREIRA, C.N.; CASTRO, C.N.; PORCIONATO, G.L. Dinâmica econômica, infraestrutura e logística no Matopiba. Brasília. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abril de 2018.

PIGNATI WA, LIMA FANS, LARA SS, CORREA MLM, BARBOSA JR, LEÃO LHC, PIGNATI MG. Distribuição espacial do uso de agrotóxicos no Brasil: uma ferramenta para a Vigilância em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.10, p.3281-3293, 2017.

https://doi.org/10.1590/1413-812320172210.17742017

PINTO, L.C.L.; MORAIS, L.M.O.; GUIMARÃES, A.Q.; ALMADA, E.D.; BARBOSA, P.M.; DRUMOND, M.A. Conhecimento tradicional e usos de Caryocar brasiliense Cambess. (Pequi) por quilombolas de Minas Gerais, Brasil: subsídios para o manejo sustentável. Braz. J. Biol. v.76, n.2, abril de 2016.

http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.22914

PIRES, I.F.B.; SOUZA, A.A.; FEITOSA, M.H.A.; COSTA, S.M. Plantas medicinais como opção terapêutica em comu-nidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais., v.16, n.2, supl. I, p.426-433, 2014.

PIRES, J.E.P.; FERNANDES, R.M.; BATISTA, M.C.S. Efeito dos extratos aquoso e etanólico de planta Simarouba versicolor, St. Hill sobre larvas e teleóginas de carrapatos, 1887

RIBEIRO, R.T.M.; LOIOLA, M.I.B. Flora of Ceará, Brazil: Bixaceae. Rodriguésia, v.68, n.4, p.1313-1322, 2017.

RIBEIRO, L.G.; MARCZAK, L.D.F.; SILVA, P.R.S. Extra-ção assistida por micro-ondas de óleo essencial de folhas de eucalipto (Eucalyptus urophylla x globulus). Eng. Química. 2018

RONCHI, H.S.; BONFIM, F.P.G.; COUTINHO, E.T.; MARTINS, L.A.; ENGEL, V.L. Potencial medicinal de es-pécies arbóreas de um remanescente florestal da floresta es-tacional semidecidual, na região central do estado São Paulo. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia v.13 n.23, p.986, 2016.

SANTOS, G.R.; CAFÉ-FILHO, A.C. Reação de genótipos de melancia ao crestamento gomoso do caule mela. Horticultura Brasileira, n.23, p.945-950, 2005.

SCHNEIDER, R.W.; WILLIAMS, R.J.; SINCLAIR, J.B. Cercospora leaf sport of cowpea: models for estimating yield loss. Phytopathology, v.66, p.384-388, 1976.

SEIXAS, P.T.L.; CASTRO, H.C.; SANTOS, G.R.; CAR-DOSO, D.P. Controle fitopatológico do Fusarium subgluti-nans pelo óleo essencial do capim-citronela (Cymbopogon nardus L.) e do composto citronelal. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v.13, especial, p.523-526, 2011.

SILVA, W.R.; NUNES, V.M.; HERNANDES, V.G.; GON-ÇALVES, V.P.; AZAMBUJA, R.H.M.; FARIAS, C.R.J. Fungitoxicidade de extratos vegetais e óleo essencial de ale-crim no crescimento micelial e esporulação de Bipolaris ory-zae. Magistra, v.29, n.3/4, p.257-265, 2018.

SILVA, C.A.G.; SILVEIRA, D. Contribuição ao estudo químico e de atividade biológica de Eugenia dysenterica Mart. ex. dc. berg (Myrtaceae). PPGCF - Mestrado em Ci-ências Farmacêuticas. 2016.

SOBRINHO, O.P.L.; PEREIRA, A.I.S.; CANTANHEDE, E.K.P.; XAVIER, R.S.; OLIVEIRA, L.S.; PEREIRA, A.G.S.; CRUZ, C.H.G. Ethnobotanical study of medicinal plants and their therapeutic indications in the village of Fo-mento, municipality of Codó, Maranhao, Brazil. Revista cubana de plantas medicinales, v.23, n.1, 2018

VALENTE, C.R.; LATRUBESSE, E.M.; FERREIRA, L.G. Relationships among vegetation, geomorphology and hy-drology in the Bananal Island tropical wetlands, Araguaia River basin, Central Brazil. Journal of South American Earth Sciences, vol 30, p 1-11, 2013. https://doi.org/10.1016/j.jsames.2012.12.003

VASQUEZ, S.P.F.; MENDONCA, M.S.; NODA, S.N. Etnobotânica de plantas medicinais em comunidades ribeiri-nhas do Município de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Acta Amaz, v.44, n.4 pp.457-472, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392201400423

VELOSO, R.A. Óleos essenciais como controle alternativo de fitopatógenos.2016.140f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Gurupi, 2016.

XAVIER, A.C.A.; VIANA, D.M.N.; PRINCE, P.M.A.; LACERDA, G,A. Bioprospecção antimicrobiana do óleo extraído e comercial de pequi (Caryocar brasiliense cam-bess.). I Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG – SIMEALI, junho de 2015.

WATANABE, T. Pictorial atlas of soil and seed fungi: mor-phologies of cultured fungi and key to species. 3ed. CRC press, 2010.

Downloads

Publicado

22-12-2019

Como Citar

Barros, A. M., Pereira de Souza Ferreira, T., de Souza Carlos Mourão, D. ., de Souza Aguiar, R. W. ., & Rodrigues dos Santos, G. . (2019). Levantamento e uso de plantas medicinais do cerrado tocantinense para o controle alternativo de fitopatógenos. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 7(3), 336–346. https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v7n3.barros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)