Quem é o professor nas LDBs de 1971 e 1996?
Palavras-chave:
História das Ideias Linguísticas; Professor; LDB; Discurso escolar.Resumo
Nesse texto, procurei compreender o discurso escolar e o discurso jurídico através de análise dos processos de significação do sujeito-professor nas Leis de Diretrizes e Bases brasileiras, de 1971 e 1996, a partir das várias expressões que se apresentam ao longo dos textos e de suas edições por outras leis, como a de nº 13.478, de 2017. O texto se baseou predominantemente no aporte teórico da História das Ideias Linguísticas, desenvolvida inicialmente pelo pesquisador francês Auroux e pela pesquisadora brasileira Orlandi, e numa perspectiva materialista da análise do discurso a partir sobretudo dos estudos de Pêcheux. Ao final, foi possível compreender que a ilusão de uniformidade que os títulos nomeadores das seções criam sobre a classe professoral não se sustenta. Também procurei observar a possibilidade de uma circularidade da visão autodidata e não-científica do professor no Brasil através dos textos, que pode ser melhorada com uma futura visitação a outros materiais que também legislam sobre esse sujeito escolar.
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