Perspectivas da leitura literária na escola pública:
Um estudo de caso
Resumo
Este artigo trata de um estudo de caso sobre a literatura e o ensino da leitura literária na escola pública, especificamente no Ensino Médio, envolvendo alunos concluintes dessa etapa de escolaridade. O desafio de ler e de ter a literatura como mola mestra para esse fim justificam e corroboram o empenho feito neste trabalho. Isto posto, tem-se como objetivo a verificação do interesse e o nível dos alunos concluintes do Ensino Médio em relação à leitura e à leitura literária. Para atingir o objetivo pretendido, aplica-se um questionário contendo questões qualitativas e quantitativas. Pelo fato dessa pesquisa ser de natureza histórico-descritiva (ANDRADE, 1999), ancorada em pressupostos teóricos contidos em referenciais dos campos da leitura e da literatura, a investigação seguiu, basicamente, os procedimentos determinados em pesquisas de estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986). Para fundamentar e subsidiar as discussões e reflexões apropria-se, também, dos estudos de (FOUCAMBERT, 1994), (ZILBERMAN, 2012), (COSSON, 2014), entre outros. A partir da análise dos questionários, consoante ao que apontam os estudiosos do assunto, constatou-se que a maioria dos alunos disseram ter o hábito de ler, porém apresentam certas deficiências em relação à leitura literária. Isto acontece mesmo diante de a maioria afirmar que gosta de ler. Ficou evidente, através da análise das respostas, que a maior dificuldade dos alunos está em conseguir absorver o conteúdo do texto literário por completo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).