O Conto Tocantinense ‘Nóis Mudemo’ sob a Perspectiva Sociolinguística
Palavras-chave:
Discriminação, Homogeneidade, Gramática Normativa, Evasão escolar.Resumo
Este artigo tem como objetivo confrontar a realidade tradicional que rege a prática de ensino da língua portuguesa apresentado no conto tocantinense “Nóis Mudemo” narrado por Fidêncio Bogo, na obra O quati, com as propostas teórico-metodológicas idealizadas pela Sociolinguística, embasadas por Bortoni-Ricardo, (2004/2005), Antunes (2007), Preti (1987), Bagno (2002) e PCN (1997). O trabalho foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica do Conto, fundamentado pelos autores supracitados. A investigação toma como objeto de estudo o fenômeno da discriminação linguística manifestada em sala de aula por uma professora que impõe o mito da homogeneidade linguística no ensino de Língua Portuguesa a um aluno recém-matriculado numa escola de periferia, procedente da zona rural, com distorção idade-série e desfamiliarizado do contexto escolar. Propõe-se nesse artigo um olhar investigativo para a questão da heterogeneidade linguística que cerceia o ensino de língua materna. Nesta perspectiva, o professor deve trabalhar a questão da variação linguística, mostrando a noção de adequação e inadequação, conscientizando seus alunos quanto às diferenças de uso da língua e as escolhas conscientes de seus próprios estilos linguísticos.
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