Linguagem, Identidade e Contexto Local: Leitura e Produção de minicontos em Língua Inglesa

Autores

  • Elisa Alencar Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT
  • Rebeca Carvalho Melo Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de duas das ações de Língua Inglesa de um programa intitulado Alvorecer da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O programa Alvorecer tem como objetivos promover ações que possam ajudar os/as alunos/as das graduações nas disciplinas com maior número de reprovação , além de  fomentar a pesquisa e extensão na Universidade por meio de articulações entre a a UFNT e a comunidade. O curso de Letras Inglês/Português trabalhou com o projeto “Cante sua aldeia e serás universal: linguagem, identidade e contexto local” , projeto interdisciplinar que entrelaçou três eixos- Língua Inglesa, Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa e Literatura produzida no Tocantins- As atividades do projeto foram realizadas na universidade com os alunos da graduação em Letras inglês/português e em  uma escola estadual da educação básica de ensino da cidade de Araguaína no norte do Tocantins. As ações do núcleo de Língua Inglesa contaram com uma oficina que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela Língua Inglesa, Literatura e escrita de textos através da produção de minicontos em inglês usando ferramentas do contexto local (minicontos de autores locais) e discutindo sobre as temáticas que envolvem o processo histórico e social que desencadeiam o ensino/aprendizado da Língua. Para essa produção, utilizamos os arcabouços teóricos da Linguística Aplicada, como o ensino de inglês crítico, a interdisciplinaridade e a interatividade. Autores como Candido, 1995, Celani (2000) e Rocha (2007) integraram as referências. Ao final, pudemos compreender através dos resultados, a importância de atividades que visam a interação e a produção de conhecimento por meio de perspectivas abrangentes.

 

Palavras-chave: Programa Alvorecer. Letras. Língua Inglesa. Contexto Local.

 

Referências

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins-UFNT

Pós-graduanda do Programa de Pós graduação em Letras e Literatura -PPGLIT no Campus de Araguaína-TO

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Alencar, E., & Carvalho Melo, R. (2023). Linguagem, Identidade e Contexto Local: Leitura e Produção de minicontos em Língua Inglesa. Porto Das Letras, 9(Especial), 491 – 508. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17449

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira