Beleza e empoderamento feminino no gênero publicitário

uma leitura dialógica

Autores

  • José Domingos Universidade Estadual da Paraíba
  • Cellyane Sousa Negreiros Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo analisar o discurso produzido por propagandas de cunho feministas na mídia brasileira. Partindo do conceito de dialogismo em Bakhtin (2006), a pesquisa procurou estabelecer, por meio de propagandas destinadas ao público feminino, como se materializa a discussão do empoderamento feminino. Para tanto, partimos dos discursos que aparecem nas Revistas Vogue Brasileira e Avon, considerando o modo como a construção discursiva sobre o empoderamento feminino é apresentada nessas revistas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a Vogue enuncia a partir dos estereótipos de beleza internalizados na sociedade, e, assim, a relação dialógica se estabelece através de uma discursividade que procura reproduzir os padrões vigentes no meio social sobre a mulher. Já a Avon apresenta outras possibilidades, que podem ser percebidas no reconhecimento de novas identidades, beleza, corpo e o que de fato se pode se considerar enquanto ser mulher e o próprio ato de empoderamento. Constatamos a necessidade de se repensar o modo como essas mídias discursivizam a figura da mulher, seja por via de uma construção discursiva que reproduz um padrão de beleza estereotipado seja na circulação de dizeres sobre o empoderamento, quando abrem espaços para discutir outras possibilidades de existência de corpos e identidades.

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Publicado

2022-02-05

Como Citar

Domingos, J., & Sousa Negreiros, C. (2022). Beleza e empoderamento feminino no gênero publicitário: uma leitura dialógica. Porto Das Letras, 8(1), 41–61. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13297