A cultura e o folclore – as vozes do bumba-meu-boi como uma prática dinâmica

uma perspectiva sob a análise crítica do discurso

Autores

  • Catarina Ferreira da Conceição UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Palavras-chave:

CULTURA; LITERATURA; DISCURSO; BUMBA-MEU-BOI

Resumo

A cultura é parte das práticas e da história vindas dos sujeitos que têm seus mitos, suas crenças e seus sistemas de valores, produto de vivências e de realidades, como parte de uma construção que se dá com o território simbólico de significação e ressignificação. É um fazer que se destaca como folclore porque se perpetua pelas práticas populares, através de diferentes linguagens. As manifestações populares, no caso aqui, o folguedo do Bumba-meu-boi, devem ser vistas como uma tradição que se perpetua num território como fruto de discursos advindos de todas as classes sociais. São práticas culturais, repletas, portanto, de escolhas dos grupos que ali atuaram na produção do fazer e do dizer sob o viés da dança, do canto, dos personagens, das figuras, da estória. Aqui, os conceitos de Folclore e Cultura serão reconstruídos a partir de uma ciência que, junto a diferentes e diversos fatores do cotidiano de um lugar e das pessoas que dele fazem parte e o constroem em suas linguagens, servirá como incentivador de um olhar sobre a História que é dinâmica e que se revela em uma rede de discursos. Através das diferentes linguagens, sob a perspectiva do cotidiano, junto à sociedade,tanto o folclore, como a cultura, se(re)constroem pela reinvenção do passado e renovam-se conforme a dinâmica do território geográfico ou imaginário.Aqui, apresenta-se o Bumba-meu-boi como um elemento importante para a contextualização e o entendimento da história brasileira e de sua sociedade.

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Publicado

2021-02-07

Como Citar

Ferreira da Conceição , C. (2021). A cultura e o folclore – as vozes do bumba-meu-boi como uma prática dinâmica: uma perspectiva sob a análise crítica do discurso. Porto Das Letras, 7(1), 80–97. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10458