Análise do discurso político: estratégias midiáticas entre sucesso x ethos

Auteurs-es

  • Créssula Chayanne R. de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins

Résumé

Buscando compreender o sucesso dos discursos enunciados pelo atual presidente da República e a criação do ethos, em sua campanha e reproduzido em seu discurso de posse, na cena enunciativa do emissor. Este artigo refletirá os usos da base analítica de um discurso como a esperança de um sucesso no comando de uma nação. Sabe-se que o discurso toma como base a credibilidade e a virtude do candidato, diante de seus eleitores, sendo um dos principais fundamentos para a sua campanha, pois através de discurso do enunciatário eleitoral que a nação “conhece as propostas de um candidato a presidência” e formula uma imagem do emissor. A confiança de um eleitor conquista-se, no primeiro momento, pelo discurso, que o candidato reproduz em seus pronunciamentos, formulando um discurso de sucesso. Esta pesquisa baseia-se nas concepções sobre Análise do Discurso dos teóricos Maingueneau (2005, 2013), Charaudeau (2008), Soares (2015, 2016, 2017) e entre outros. O corpus a ser analisado são alguns excertos do primeiro debate na Tv bandeirantes e do discurso de posse do atual Presidente do Brasil que está localizado no jornal virtual da Folha de S. Paulo.

Bibliographies de l'auteur-e

Créssula Chayanne R. de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Letras/Português na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Email: cressula@gmail.com

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Letras/Português na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Email: thiagobsoares@bol.com.br

Téléchargements

Publié-e

2019-03-09

Comment citer

Sousa, C. C. R. de, & Soares, T. B. (2019). Análise do discurso político: estratégias midiáticas entre sucesso x ethos. Porto Das Letras, 5(1), 39–58. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6594

Numéro

Rubrique

ESTUDOS LINGUÍSTICOS