Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014

Auteurs-es

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Adriano Gonçalves dos Santos UNIFESP

Mots-clés :

Ethos discursivo, Idoso, Propaganda Eleitoral

Résumé

Em um ano eleitoral, vários são os recursos linguístico-discursivos utilizados pelos enunciadores, a fim de ganhar a confiança do público-alvo, no caso, o eleitor. A proposta fundamental deste artigo é explorar, sob a égide da Análise de Discurso, a maneira como se coloca a questão do ethos discursivo em gêneros discursivos que busquem essencialmente a persuasão. Articulando o campo linguístico com o âmbito da argumentação, analisa-se uma propaganda eleitoral, cuja figura central é um idoso, evidenciando os laços de maior ou menor comprometimento mantido com o discurso político com a função do ethos. A propaganda foi veiculada em televisão aberta durante a campanha eleitoral para presidência da república no Brasil em 2014. O estudo está pautado em Maingueneau (2008, 2010, 2014 e 2015), Perelman (1997) e Amossy (2005). Em relação à figura do idoso, pautamos nosso olhar em Debert (1999, 2001, 2006). Pela análise apresentada, é possível concluir que a credibilidade do enunciador (um idoso) e seu poder de persuasão recaem exatamente no efeito discursivo de seu ethos manifestado no discurso.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras na Universidade Federal de São Paulo

Adriano Gonçalves dos Santos, UNIFESP

Mestrando em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2016-09-25

Comment citer

Silva, S. L., & Santos, A. G. dos. (2016). Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014. Porto Das Letras, 2(1), p. 37 – 50. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2063

Numéro

Rubrique

ESTUDOS LINGUÍSTICOS