Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014
Palabras clave:
Ethos discursivo, Idoso, Propaganda EleitoralResumen
Em um ano eleitoral, vários são os recursos linguístico-discursivos utilizados pelos enunciadores, a fim de ganhar a confiança do público-alvo, no caso, o eleitor. A proposta fundamental deste artigo é explorar, sob a égide da Análise de Discurso, a maneira como se coloca a questão do ethos discursivo em gêneros discursivos que busquem essencialmente a persuasão. Articulando o campo linguístico com o âmbito da argumentação, analisa-se uma propaganda eleitoral, cuja figura central é um idoso, evidenciando os laços de maior ou menor comprometimento mantido com o discurso político com a função do ethos. A propaganda foi veiculada em televisão aberta durante a campanha eleitoral para presidência da república no Brasil em 2014. O estudo está pautado em Maingueneau (2008, 2010, 2014 e 2015), Perelman (1997) e Amossy (2005). Em relação à figura do idoso, pautamos nosso olhar em Debert (1999, 2001, 2006). Pela análise apresentada, é possível concluir que a credibilidade do enunciador (um idoso) e seu poder de persuasão recaem exatamente no efeito discursivo de seu ethos manifestado no discurso.
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