EFEITOS DE SENTIDO SOBRE O SUJEITO-IMIGRANTE EM POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
DOI :
https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-31-pmu7Résumé
Neste trabalho, analisamos efeitos de sentido sobre os modos de subjetivação de sujeitos-imigrantes que emergem de um edital de processo seletivo especial para provimento de vagas suplementares para atender ao Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes - Pró-Imigrante, da Universidade Federal da Fronteira Sul. O programa Pró-imigrante foi aprovado e instituído no ano de 2019, por meio da Resolução nº 16/CONSUNI/UFFS/2019, e atende estudantes imigrantes de todas as nacionalidades. O corpus da pesquisa constitui-se de sequências discursivas recortadas a partir dos critérios de avaliação da carta de intenções, a qual integra o edital do processo de seleção. Tomamos para a análise o discurso institucional sobre o imigrante, a partir da perspectiva teórico-metodológica discursiva, conforme os estudos de Foucault (2008a, 2008b, 2014), Coracini (2007, 2010) e Da Rosa (2018, 2021, 2023). O trabalho se constitui em três momentos principais. Primeiro, alinhamos questões teóricas referentes à subjetividade, governamentalidade e relações de poder. Por segundo, definimos o percurso metodológico que nos levou ao corpus de análise. Por terceiro, mobilizamos a análise em articulação com a teoria à qual nos filiamos, mobilizando as noções de representação, língua, sujeito e governamentalidade. Compreendemos que o sujeito-imigrante é representado como alguém em provisoriedade que deve oferecer benefícios, ser útil, tanto ao seu país de origem, lugar para o qual poderá retornar, quanto para a instituição onde está, submetido às leis e à língua deste lugar, funcionando no discurso institucional formas de governamentalidade, que inserem e agenciam corpos em espaços delimitados, conforme as relações de poder.
Références
ACNUR, I. Relatório cidades solidárias Brasil: proteção e integração de pessoas refugiadas no plano local. ACNUR. Brasília, DF: ACNUR, 2022. Disponível em: https://bit.ly/47Xdrrb. Acesso em: 15 dez. 2023.
ANDRADE, E. R. de. O entre-espaço ocupado pelo migrante (des)acolhido: entre a hospitalidade e a hostilidade. Revista da ABRALIN, [S.l], Vol. 20, N. 3, p. 289-309, 2021. DOI: 10.25189/rabralin.v20i3.1919. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1919. Acesso em: 19 dez. 2023.
BERGER, C. R.; BERGER, I. R. Imigração e governamentalidade: reflexões sobre o lugar dos imigrantes nos estados-nação. Ideação, Foz do Iguaçu, Vol. 20, N. 2, p. 53-68, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23561/15975. Acesso em: 19 dez. 2023.
CORACINI, M. J. R. F. A Celebração do Outro na Constituição da Identidade. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 17, p. 201-220, 2003.
CORACINI, M. J. Sujeito, identidade e arquivo - entre a impossibilidade e necessidade de dizer(-se) In: CORACINI, M. J. A celebração do outro. São Paulo: Editora Mercado das Letras, 2007.
CORACINI, M. J. Transdisciplinaridade e Análise de Discurso: migrantes em situação de rua. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S.l], Vol. 11, N. 1, p. 91-112, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/9758. Acesso em: 18 mar. 2024.
CORACINI, M. J. Ser-estar entre-línguas-culturas: entrevista com Maria José Coracini. Entrevista concedida a Maria Teresa Celada, Antonio Andrade e Pablo Gasparini. Revista Alea, Rio de Janeiro, Vol. 23, N. 2, p. 327-341, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/PHxzNYdqFPXDst9F48Cnkcy/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2023.
COURTINE, J. J. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em análise do discurso. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, [S.l], Vol. 1, N. 1, p. 14-35, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/4090. Acesso em: 15 dez. 2023.
DA ROSA, M. Seleção e Ingresso de estudantes refugiados no ensino superior brasileiro: a inserção linguística como condição de hospitalidade. Trab. Ling. Aplic., Campinas, Vol. 57, N. 3, p. 1534-1551, set.-dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/RzLZZKphCt9pWpVLwNXRvFc/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 dez. 2023.
Da ROSA, M. Leis e leituras: análise do discurso institucional sobre as “reformas universitárias” no Brasil e na França (2003-2013). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Vol. 26, N. 2, p. 461-482, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4695. Acesso em: 12 dez. 2023.
DA ROSA, M. Refúgio no ensino superior: sentidos da permanência ou desafios de
uma internacionalização (in)desejada. In: RODRIGUES, A.; DEUSDARÁ, B.; DIAS, J. P. Discursos em análise do/no presente. Curitiba: CRV, 2023. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37736-discursos-em-analise-do-no-presente. Acesso em: 20 dez. 2023.
DA ROSA, M. Diante da emergência do outro: refúgio, língua e hospitalidade. In: SOUZA, A. L. S.; MUNIZ, K. (Org.). Práticas identitárias na Linguística Aplicada, 2024. No prelo.
DA ROSA, M.; RIBEIRO, J. Migração e direito ao trabalho: uma análise discursiva da série “Ser Brasil - Migrantes e Refugiados”. Revista Fragmentum, N. 61, 2023. No prelo.
FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 2003.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2008a.
FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Vol. IX. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Editora Paz & Terra, 2022.
GENTILLI, P. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação & Sociedade, [S.l], Vol. 30, N. 109, p. 1059-1079, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 dez. 2023
LARA, G. M. P.; DA ROSA, M.; TAUZIN-CASTELLANOS, I. Migrações e refúgio: abordagens discursivas. Revista da Abralin, [S.l], Vol. 20, N. 3, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2019/2529. Acesso em: 28 nov. 2023.
REDIN, G.; BERTOLDO, J. Narrativas da exclusão de migrantes e refugiados na universidade. SER social, Brasília, Vol. 23, N. 49, p. 296-317, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/35802/30491. Acesso em: 28 nov. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Resolução nº 32/CONSUNI/UFFS/2013. Institui o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para estudantes haitianos - PROHAITI e dispõe sobre os procedimentos para operacionalização das atividades do programa. Chapecó: UFFS, 2013. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consuni/2013-0032. Acesso em: 18 mar. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Resolução nº 16/CONSUNI/UFFS/2019. Institui o Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes (PRÓ-IMIGRANTE), no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2019. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consuni/2019-0016. Acesso em: 28 nov. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Edital nº 657/GR/UFFS/2023. Processo Seletivo Especial do Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes. Chapecó: UFFS, 2023. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/gr/2023-0657. Acesso em: 28 nov. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2024-05-19 (2)
- 2024-05-19 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).