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ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO CHARGE

DIALOGICIDADE E MULTISSEMIOSE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-hd

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento social do gênero charge e seu uso enquanto estratégia de leitura no contexto da Educação Básica, no ensino fundamental. O texto é um recorte de trabalho monográfico realizado no Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. Como desdobramentos do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) averiguar a importância da multissemiose enquanto estratégia de leitura do gênero charge; b) analisar relações dialógicas e ideológicas na construção de sentidos da charge; c) refletir sobre a importância do gênero charge enquanto objeto de ensino na educação básica. A questão problema é: quais aspectos do funcionamento social do gênero charge e como ele pode ser usado enquanto estratégia de ensino de leitura no contexto da Educação Básica. Para discussão teórica, temos Bakthin (2009;2011); Marcuschi (2002;2004); Rojo e Barbosa (2015); Miller (2009), dentre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental.O corpus é constituído a partir de textos pertencentes às charges retiradas do Blog do Amarildo. Foram selecionadas quatro charges desse blog para realizarmos as análises desses textos com temáticas voltadas à pandemia. Como resultados destacamos a importância do gênero charge enquanto objeto de ensino para formação de um leitor crítico no que se refere aos acontecimentos político-jornalísticos. Ressaltamos ainda, a necessidade de uma leitura que contemple estratégias voltadas para os aspectos funcionais do gênero charge, tais como lugar de circulação, caráter multissemiótico, aspectos dialógicos e ideológicos. 

Bibliographies de l'auteur-e

Francisca das Chagas Pereira Felix, UFMA

Graduada em Linguagens e Códigos/ Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo 

Eliane Santos, UFMA

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atuou como professora na Educação Básica no período de 2001 a 2010. Exerceu o cargo de técnica de ensino na 1ª Regional de Educação do Piauí ( Educação Básica), no período de 2013 a 2015. Atualmente é Professora adjunta do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/ Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus São Bernardo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos; Análise do Discurso com foco na teoria dialógica. Líder do grupo de estudo e pesquisa sobre formação e prática docente de línguas, práticas de linguagens e memórias do ensino de espanhol no Maranhão ( GEPFMEM)

Maria Francisca da Silva, UFMA

Coordenadora e Professora Adjunta do Curso de Lincenciatura em Linguagens e Códigos LP, Doutora e Mestre em Língua Neolatina Espanhol- Estudos Linguísticos, Coordenadora de Grupo de Pesquisa GEPFMEM.

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Publié-e

2024-05-19

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Pereira Felix, F. das C., Santos, E., & da Silva, M. F. (2024). ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO CHARGE: DIALOGICIDADE E MULTISSEMIOSE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS. Porto Das Letras, 10(1), 83–105. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-hd