Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento
Résumé
O presente trabalho busca apresentar e discutir a percepção que estudantes universitários do curso de Letras Vernáculas de uma universidade pública do estado da Bahia apresentam acerca do letramento. Nesse trajeto de pesquisa, buscamos localizar nossa discussão a partir da abordagem do letramento crítico, tendo em vista sua potencialidade e caráter problematizador para a proposição de uma educação crítica, engajada e emancipatória. Frente ao obejtivo pretendido, adotamos a metodologia de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram produzidos por meio de entrevista estruturada e analisados com base na técnica de análise temática de conteúdo da Bardin (2009) com o auxílio do software Iramuteq na versão 0.7 Alpha 2. Os resultados obtidos possibilitam observar que os participantes da pesquisa revelam uma compreensão abrangente em relação à definição de letramento. Ao associarem esse fenômeno aos procedimentos de aprendizagem da leitura e da escrita, não negligenciam a relevância do contexto cultural e social dos indivíduos no processo de produção e manifestação desses domínios no campo educacional.
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