Instrumentos linguísticos e língua nacional: um acontecimento no Brasil do século XIX

Auteurs-es

  • Eduardo Guimarães Unicamp

Résumé

Este texto se dedica a analisar um acontecimento decisivo no processo brasileiro de gramatização. Trata-se do estabelecimento do novo Programa de Português para os Exames Preparatórios no Brasil, estabelecido em 1887. Meu objetivo específico é procurar responder a duas perguntas: 1. Este acontecimento, ou aquilo que ele estabelece pode ser tomado como um instrumento linguístico? 2. O papel deste acontecimento na constituição da Língua Nacional do Brasil está ligado a seu caráter de instrumento linguístico? Um aspecto fundamental aqui é o relacionado com a questão da língua nacional e oficial de um Estado-nação. O acontecimento do Programa significa assim um passado específico, e também projeta todo um novo futuro ao catalisar os estudos sobre a língua portuguesa naquele momento. Nesta medida e em virtude de sua performatividade, sustentada pelo Estado e pela Autoridade do Colégio Pedro II (já que o Programa é estabelecido por Fausto Barreto) consideramos que o Programa é um instrumento gramatical, mas ele não é um instrumento da ordem da normatização da língua, mas da normatização do que se deve ensinar sobre a língua e como. Nesta medida consideramos que se trata de um meta-instrumento linguístico.

Références

Ali, M. S. (1908) Dificuldades da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Acadêmica,1966.

Auroux, S. (1992) A Revolução Tecnológica da Gramatização. Campinas: Editora da Unicamp.

Auroux, S., Orlandi, E.P. e Mazière, F. (1998) Langages, 130. Paris, Larousse.

Dias, L.F. (1996) Os Sentidos do Idioma Nacional. Campinas, Pontes.

Guimarães, E. (1994) “Sinopse dos Estudos do Português no Brasil. A Gramatização Brasileira”. In Língua e Cidadania. Campinas, Pontes, 1996.

Guimarães, E. (1997a) “História da Gramática no Brasil e Ensino”. Relatos, 5. Publicação do Projeto História das Idéias Linguísticas: Construção de um Saber Metalinguístico e a Constituição da Língua Nacional. DL-IEL-Unicamp.

Guimarães, E. (1997b) “Uma Poética da Adição”. Congresso sobre Políticas Linguísticas na América Latina. Buenos Aires, Universidade de Buenos Aires.

Guimarães, E. (2002) Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes.

Guimarães, E. (2004) História da Semântica. Sujeito, Sentido e Gramática no Brasil. Campinas, Pontes.

Guimarães, E. (2007) “Sémantique et grammaire. Une histoire des études linguistique au Brésil”. Un Dialogue atlantique. Production des sciences du langage au Brésil. Lyon, ENS Éditions.

Guimarães, E. e Orlandi, E. (1996) Língua e Cidadania. Campinas, Pontes.

Maciel, M. (1926) Grammatica Descriptiva. Rio de Janeiro, Francisco Alves.

Oliveira, F. de. (1536) Grammatica da Lingoagem Portuguesa. Lisboa, Academia de Ciências de Lisboa, 2000.

Orlandi, E. (1997) “O Estado, A Gramática, a Autoria”. Relatos, 4. Campinas: DL, IEL, Unicamp.

Orlandi, E. (org.) (2001) História das Idéias Linguísticas no Brasil. Campinas, Cáceres: Pontes/Editora da Unemat.

Orlandi, E. (2002) Língua e Conhecimento Linguístico. São Paulo: Cortez.

Orlandi, E. (2009) Língua Brasileira e Outras Histórias. Discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: Editora RG.

Orlandi, E. P. e Guimarães, E. (1998).“La Formation d’um espace de production linguistique. La grammaire au Brésil”. Langages, 130. Paris, Larousse.

Orlandi, E. P. e Guimarães, E. (2007) Un dialogue atlantique. Production des sciences Du langage au Brésil. Lyon, ENS Éditons.

Pereira, E. C. (1907) Gramática Expositiva. São Paulo, Nacional, 1940.

Ribeiro, Júlio (1881) Grammatica Portugueza. São Paulo, Jorge Seckler.

Ribeiro, Júlio (1887) Procellarias. São Paulo, Cultura Brasileira.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-20

Comment citer

Guimarães, E. (2023). Instrumentos linguísticos e língua nacional: um acontecimento no Brasil do século XIX. Porto Das Letras, 9(2), 498–512. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/18021

Numéro

Rubrique

Instrumentos Linguísticos