Instrumentos linguísticos e língua nacional: um acontecimento no Brasil do século XIX
Abstract
Este texto se dedica a analisar um acontecimento decisivo no processo brasileiro de gramatização. Trata-se do estabelecimento do novo Programa de Português para os Exames Preparatórios no Brasil, estabelecido em 1887. Meu objetivo específico é procurar responder a duas perguntas: 1. Este acontecimento, ou aquilo que ele estabelece pode ser tomado como um instrumento linguístico? 2. O papel deste acontecimento na constituição da Língua Nacional do Brasil está ligado a seu caráter de instrumento linguístico? Um aspecto fundamental aqui é o relacionado com a questão da língua nacional e oficial de um Estado-nação. O acontecimento do Programa significa assim um passado específico, e também projeta todo um novo futuro ao catalisar os estudos sobre a língua portuguesa naquele momento. Nesta medida e em virtude de sua performatividade, sustentada pelo Estado e pela Autoridade do Colégio Pedro II (já que o Programa é estabelecido por Fausto Barreto) consideramos que o Programa é um instrumento gramatical, mas ele não é um instrumento da ordem da normatização da língua, mas da normatização do que se deve ensinar sobre a língua e como. Nesta medida consideramos que se trata de um meta-instrumento linguístico.
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