Ceci est une version obsolète publiée le 2024-05-19. Consulter la version la plus récente.

PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULA DE LÍNGUA INGLESA COM HQ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-31-7pm85

Résumé

Neste trabalho, temos como objetivo de pesquisa apresentar uma proposta didática de atividades de leitura com a HQ Maggy in: the cicada and the ant, de Maurício de Sousa Produções para aula de língua inglesa. Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, tendo em vista que neste viés é possível explicar os elementos que constituem a HQ, isto é, o verbal e o visual articuladas numa expressão material estruturada. O trabalho se caracteriza como um estudo descritivo-interpretativo que segue abordagem qualitativa. As questões apresentadas em propostas de atividades de leitura poderão ser aplicadas em aulas de língua inglesa com estudantes de educação básica. As questões poderão ser implementadas de acordo com as necessidades do contexto de uso.

Biographie de l'auteur-e

Leandro Wolff Barros

Graduado em Letras - Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Participante voluntário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tutor de língua inglesa pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) no curso a distância de línguas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Atualmente lecionando língua inglesa na Escola de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira.

Références

BAKHTIN, M. /VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 10.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. 5ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: área de linguagens. 3ª versão revista. Brasília: MEC, 2021.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Estrangeira. Brasília, Ministério da Educação, 1998.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96. Brasília, 1996.

CARVALHO, I. M.; RIBEIRO, P. B. As HQ chegam à escola. Campinas: SP: Pontes Editores, 2018.

ESOPO. Fábulas, seguidas do Romance de Esopo. Tradução: André Malta e Adriane da Silva Duarte. São Paulo: Editora 34, 2017.

KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Reading Images: the gramar of visual design. London and New York: Routledge, second edition, 2006.

LA FONTAINE, J. As fábulas de Jean La Fontaine. Adaptação de Lúcia Tulchinski.São Paulo: Editora Scipione, 1ª edição, 2021.

LOBATO, M. Fábulas. 4ª edição. São Paulo: Globinho, 2017.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019.

MOYA, A. História da História em Quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: An Introduction. London: Routledge, 2001.

VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013a, p. 157-188.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-19

Versions

Comment citer

Chaves de Melo, L., & Wolff Barros , L. (2024). PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULA DE LÍNGUA INGLESA COM HQ. Porto Das Letras, 10(1), 338–359. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-31-7pm85